Compartilhe
A feira tem como objetivo o resgate e o reconhecimento das contribuições e da relevância dos povos africanos
A Emeief Prof.ª Maria Aparecida De Luca Moore, da Secretaria de Educação, realizará no dia 25 de novembro, das 9h às 16h e, no dia 26, das 9h às 15h, a I Feira Cultural Origens, que contará com a exposição de trabalhos, apresentações artísticas e rodas de conversa.
A iniciativa aborda os temas “Culturas Africanas e Indígenas”, trabalhadas com os estudantes de Educação Infantil até o 5º ano. A feira tem como objetivo o resgate e o reconhecimento das contribuições e da relevância dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na constituição do povo brasileiro, permitindo que a comunidade escolar compreenda a formação histórica do país como espaço plural. O intuito é combater a discriminação racial e promover a inclusão social e a cidadania.
A programação contará com a participação de diversos artistas, coletivo indígena e Lu Ahamy, palestrante, artista, educadora, chefe de cozinha, e indígena da etnia Guarani Mbya. Haverá também apresentações de grupos, além de exposições, e oficinas durante a feira. No sábado (26), o evento contará com a participação do grupo de maracatu com Mestre Hugo e Filhos da Nação Leão da Campina, a partir das 10h.
A Nação Leão da Campina, fundada pelos integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular, da cidade de Recife, situada na comunidade dos Coelhos, desfila há mais de 10 anos, sendo considerada uma das maiores nações de Maracatu de Pernambuco. As nações de Maracatu são os grupos tradicionais, muitas vezes seculares e na maioria dos casos ligados a religião de matriz africana e/ou ameríndia.
Os Filhos da Nação Leão da Campina realizam apresentações durante todo o ano, participando de diferentes eventos, levando dança, música, canto, alegria, e os demais elementos da cultura popular. Além disso, o grupo promove ações de inclusão de crianças, jovens e adultos na comunidade onde atualmente funciona sua sede no bairro do Ibura, em Recife.
A Feira Cultural encerra as oficinas do projeto de escola em tempo integral da unidade, e é aberta a toda a comunidade. A visitação de grupos deve ser agendada diretamente na unidade escolar ou através dos telefones (19) 3451-2625, (19) 98402-8780. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Compartilhe
Comentários
comentários