AO VIVO

Sorocaba recebe prêmio de melhor experiência inovadora em saúde bucal do Ministério da Saúde e da OPAS – Agência de Notícias

Fotos: Luis Gustavo Adabro/Secom.

Sorocaba, mais uma vez, se destaca no cenário nacional, dessa vez, na área da saúde bucal. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES), receberá, no dia 13 de dezembro, em Brasília, o prêmio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como melhor experiência inovadora em saúde bucal, voltada para o serviço público de saúde do País.

O projeto em Sorocaba foi criado pelos coordenadores de Saúde Bucal, Diego Diniz e Jéssica Diniz, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Nesta sexta-feira (25), junto com os secretários, Dr. Cláudio Pompeo, da Saúde (SES), e João Aberto Corrêa Maia, do Governo  (Segov), a equipe recepcionou os representantes do Ministério da Saúde e da OPAS, que vieram conhecer o projeto in loco. Durante o encontro, eles visitaram as UBSs São Bento e São Guilherme, onde o programa é realizado, além do PTS.

O prêmio é oferecido por meio de uma parceria do Ministério da Saúde com a OPAS, que desenvolve laboratórios de inovação voltados às políticas de saúde.  O programa de teleodontologia, que não tem custo algum ao erário, elencou como metas e linhas de ações os seguintes pontos: aprimoramento do protocolo de atenção em saúde bucal da gestante no Sistema Único de Saúde (SUS) de Sorocaba, com possibilidade do uso da ferramenta de teleorientação; desenvolvimento de um site para sistematizar e facilitar a realização do telemonitoramento; capacitação dos profissionais envolvidos; realização de pilotos para a aplicação da ferramenta virtual e implantação da ferramenta na rede municipal.

“O sistema de teleodontologia pode ser acessado pelos profissionais da rede pública, tanto pelo computador, quanto pelo celular, e o funcionamento da plataforma é simples e intuitivo. Possui um formulário para ser aplicado à gestante, para entender a condição de saúde da paciente, orientá-las sobre saúde bucal e programar o tratamento odontológico presencial para o momento mais oportuno”, explica o coordenador de saúde bucal, Diego Diniz.

Além disso, a plataforma gera orientações automáticas, como relatórios de gestão com dados quantitativos de atendimentos e registros da teleorientação. O software foi desenvolvido pelo Município junto ao Parque Tecnológico de Sorocaba e está disponível para ser utilizado, de forma gratuita, inclusive por outras cidades.

“Acreditamos que a ampla divulgação da estratégia desse importante trabalho servirá de exemplo para outros municípios, profissionais e gestores, uma vez que essa experiência, inclusive, está sendo reconhecida nacionalmente”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

“A premiação para Sorocaba destaca a importância desse projeto inovador. Hoje, viemos fazer o reconhecimento dessa nova experiência que beneficiará muitas pessoas”, enfatiza a consultora técnica da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Sumaia Cristine Coser.