Evento contou com a participação de escolas que oferecem a modalidade e também de academias de dança convidadas.
O projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou o seu 1º Festival de Dança, na tarde desta quarta-feira (30), no “Teatro Municipal Teotônio Vilela”.
Participaram do evento alunos que integram o projeto na E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, com a professora Flávia de Castro Camargo; na E.M. “Prof. Benedicto Cleto”, com a professora Tamiris Oliveira do Amaral e na E.M. “José Mendes”, com a professora Viviane Martins. Além dessas escolas da rede municipal de ensino, também houve apresentações de academias de dança convidadas: Studio Corpo e Dança, Studio Move Up, Regina Fonseca Escola de Dança, Escola de Dança Arabesq e Sheila’s Ballet.
A abertura da atividade contou com a participação do gestor de Planejamento e Execução da Sedu, professor Leandro Aparecido Soares, que, na ocasião, representou o secretário da Educação, Marcio Carrara, além dos responsáveis pelo projeto, Luís Gustavo Maganhato, Paulo de Tarso César da Silva e Priscila Cristina Gaspar Diogo. Em sua fala, Leandro destacou relevância dessa iniciativa. “Dentre os princípios do Esporte Educacional, estão a participação de todos, o ensinar bem o esporte para todos e, acima de tudo, está o compromisso com a formação cidadã”, pontuou.
“É com muita alegria que estamos apresentando este 1º Festival de Dança, dentro do projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’. Esta é, também, a 14ª modalidade que estamos apresentando aos pais de alunos e à comunidade, um trabalho feito com muito carinho e dedicação a todos os participantes. O que estamos apresentando aqui, hoje, é um pouco do que foi feito ao longo desses meses todos de trabalho nas escolas que integram essa modalidade no projeto. Isso tudo com inclusão, demonstrando que todos podem usufruir dos muitos benefícios da dança”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Priscila Diogo.
As performances dos alunos empolgaram e emocionaram o público presente no teatro, reunindo pais, responsáveis, familiares e equipes das escolas. O primeiro grupo a subir ao palco foi da E.M. Prof. Basílio da Costa Daemon”, com o número “Onde está o amor”. Depois, foi a vez do alunos da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”, com “Happy”. Na sequência, novamente a equipe da E.M. Prof. Basílio da Costa Daemon”, apresentando “Space Jam”. E, mais uma vez, os alunos da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”, com “Can’t stop the feeling”. De volta ao palco, os representantes da E.M. Prof. Basílio da Costa Daemon” mostraram mais dois números na sequência, “We wil rock you” e “O caderno – duo”. Todas as equipes foram muito aplaudidas, demonstrando a aprovação do trabalho realizado, ao longo do ano, nas escolas.
Em seguida, na segunda parte do evento, as academias de dança convidadas também se revezaram no palco, em uma mostra de estilos variados de dança, indo do Balé Clássico ao Sapateado e da Dança Urbana à Dança do Ventre, entre outros. A pequena mostra foi, também, uma forma de demonstrar a amplitude da dança, ao expor suas muitas possibilidades e estimular os alunos da rede a continuarem evoluindo em sua prática, o que acabou dando ainda mais brilho ao evento.
“Esta é mais uma modalidade desse projeto, que tem gerado um enorme impacto positivo em toda comunidade escolar. Ao longo do ano, foram muitas as vivências que proporcionaram aos alunos, não apenas o contato com as práticas esportivas e seus efeitos positivos na saúde e no desenvolvimento global dessas crianças, mas também experiências de vida que vão levar para a vida toda, certamente”, concluiu o secretário da Educação, Marcio Carrara.
Fechando o festival, uma surpresa para todos: a gestora Priscila Diogo, que também é bailarina, realizou uma apresentação solo que tirou aplausos entusiasmados da plateia.
Fotos: Rose Campos/Secom