Compartilhe
Gratuitas, as castrações são realizadas em ônibus equipados e personalizados
Nos dois primeiros dias do programa Castra + Limeira, cerca de 600 animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente, segundo balanço da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A iniciativa aconteceu no sábado (17) e no domingo (18), nos bairros Geada e Jardim Aeroporto. Nesta segunda-feira (19), a ação foi no Centro Comunitário do Pq. Nossa Senhora das Dores.
Gratuitas, as castrações são realizadas em ônibus equipados e personalizados. Com investimento da ordem de R$ 1 milhão de emenda do deputado federal Miguel Lombardi, são previstas quatro mil castrações. “Estamos cumprindo mais uma etapa do nosso plano de governo, cuidando dos animais e da saúde da nossa população”, declarou o prefeito Mario Botion.
“Esse é mais um projeto dentro das ações que temos planejadas para a causa animal no nosso município”, ressalta a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi. “A castração é muito importante para o controle populacional dos animais bem como a prevenção de algumas doenças. Castrar é uma ato de amor com seu pet. Pedimos que a população procure pelo serviço, que é gratuito”, complementa.
Essa etapa segue até sexta (23), cada dia em um bairro diferente, sempre das 8h às 13h. Nesta terça (20), a ação acontece no Centro Comunitário do Cecap; na quarta (21), no Ceief Prof.ª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, no Jardim Novo Horizonte; na quinta (22), no Centro Comunitário do Parque Hipólito; e na sexta (23), no Parque Cidade. Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp (19) 98338-8415.
É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência e seguir algumas orientações pré-operatórias: deixar o animal de jejum alimentar de oito horas e em jejum hídrico (bebidas em geral) de seis horas; informar todo o histórico de saúde do animal – que deve estar com a vacinação e vermifugação em dia; e realizar banho/limpeza um dia antes da cirurgia – o animal deve estar livre de pulgas e carrapatos.
Além disso, é necessário que o tutor leve o animal em segurança até o local da castração, com coleira e guia, além de focinheira no caso das raças Mastim Napolitano, Pitbull, Rottweiler e American Staffordshire Terrier. Os gatos devem estar acomodados em caixa de transporte específica.
Antes da cirurgia, o animal passará por uma avaliação clínica minuciosa que indicará como está a saúde dele e, então, receberá uma medicação anestésica. Ele permanecerá com seu tutor por dez minutos após aplicação da anestesia. O tempo de cirurgia e recuperação do anestésico é curto, portanto, o tutor deve aguardar no local até o restabelecimento do animal. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Compartilhe
Comentários
comentários