A Associação de Transgêneros de Sorocaba (ATS) realiza, no dia 29 de janeiro, a partir das 13h30, a 6ª Marcha Trans, com concentração na Praça Frei Baraúna, no Centro, e dispersão no Parque “Carlos Alberto de Souza, no Campolim.
Realizada por meio da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Cidadania (Secid), a Marcha comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), data criada, em 2004, pelo Ministério da Saúde.
O tema desta edição é “(Trans) Afetividades: entre o acolhimento e o abandono” e tem como intuito promover a reflexão, o respeito e a visibilidade dessas pessoas.
“Sempre tratamos na Marcha temas pertinentes do nosso cotidiano. O trabalho da Associação de Transgêneros, em ser o fio condutor entre a sociedade e a garantia dos direitos, o acesso e a permanência de pessoas trans nos espaços, segue também nessa direção”, afirma Thara Wells, presidente da ATS.
O evento contará com apresentações artísticas na Praça Frei Baraúna e no Parque “Carlos Alberto de Souza”. O início da caminhada está programado para as 17h.
Os participantes vão percorrer um percurso de aproximadamente 3 km, que seguirá pela Rua Cesário Mota, Avenida Moreira César, Avenida Barão de Tatuí até a Avenida Antônio Carlos Comitre, finalizando no Parque “Carlos Alberto de Souza”.
“A Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual tem apoiado a Marcha Trans, propiciando o credenciamento de entidades participantes e também junto às demandas relacionadas ao poder público”, explica a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secid, Vivian Machado. Ela pontua, ainda, que, na área da saúde pública, estão sendo oferecidos cuidados à população transexual do município, além do importante programa voltado aos pais de LGBTs (GPH – Grupo de Pais de LGBTs), com encontros mensais na Secid.
O evento é gratuito e aberto a todos. A Praça Frei Baraúna está localizada entre as ruas Cesário Mota, Arthur Martins e José Antônio Ferreira Prestes, no Centro.