AO VIVO

Sistema Rápido Rural começa a operar também na região de Aparecidinha – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, disponibiliza o Sistema Rápido Rural no transporte público do município, a partir desta sexta-feira (20), também na região de Aparecidinha. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, durante ato no bairro, na tarde desta quinta-feira (19).

O Sistema Rápido Rural vai operar na linha 34 – Aparecidinha/Via terra e consiste na utilização de ônibus com layout diferenciado e equipado com pneus especiais (de trator) para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais. A programação horária e o itinerário dessa linha serão mantidos.

“É um formato inovador no transporte público de Sorocaba, que coloca fim à necessidade de desvios de itinerários de ônibus das estradas de terra, em dias de chuva. Permite atender a população da melhor forma possível”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que participou de ato em Aparecidinha.

Também marcaram presençano no evento os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; os vereadores Cristiano Passos e Fábio Simoa; assim como Marcos José Monzoni Prestes, diretor da City Transportes, empresa operadora do Sistema Rápido Rural em Aparecidinha.

O percurso da linha 34 – Aparecidinha/Via terra possui 52,1 quilômetros de extensão, dos quais 32,3 km em estradas não pavimentadas. Essa linha, por enquanto, fará a ligação do Terminal São Paulo com o Miniterminal Aparecidinha, atendendo a empreendimentos e moradores instalados na região rural, em pontos ao longo da Avenida 3 de Março e das Estradas da Serrinha, Mato dentro, Leônidas do Amaral, do Varejão, do Manequinho (Portal de Santiago), do Bom Jardim e do Barreiro. São 344 viagens, por mês.

Trata-se de a quinta linha do Sistema Rápido Rural em operação no município. A iniciativa começou a ser implantada em 25 de abril de 2022, pela linha A30/1 Genebra/Inhaíba (Zona Leste) e, em julho, foi estendida para as linhas A67 Ipanema das Pedras (Zona Oeste) e A69 Caguaçú (Zona Norte). Em setembro, foi a vez da linha A75 – Campininha ser incorporada. Além da City Transportes, a Consor também opera esse sistema na cidade.

“A meta é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 10 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade. Nessas linhas, é feita a ligação dos respectivos bairros com pontos de conexão em cada um deles, para acesso a outras linhas regulares e com itinerário ligando à região central da cidade”, explicou o diretor-presidente da Urbes.

 

Sistema Rápido

O Sistema Rápido Rural é um complemento do Sistema Rápido Sorocaba, que começou a ser implantado no ano passado. A iniciativa consiste de um conjunto de medidas que estão sendo adotadas pela Administração Municipal para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba, incluindo a criação de Miniterminais, mais linhas e a renovação completa da frota, otimizando os percursos, oferecendo redução no tempo de deslocamentos e promovendo mais conforto e modernidade aos usuários.

O Sistema Rápido Sorocaba é composto por linhas no modelo tronco-alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo atendida por veículos menores, que circulam pelos bairros de cada uma dessas regiões. Os ônibus que operam nesses pontos são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.

Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais na cidade, para uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos. Os novos Miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos. O usuário poder ir de um bairro, em determinada região, para outro, pagando apenas uma tarifa.