O programa “Visita das crianças à Prefeitura de Sorocaba”, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com diversas secretarias municipais, vai recepcionar, no dia 26 de fevereiro, às 10h e às 10h30, no Paço Municipal, crianças de 4 a 12 anos interessadas em participar da iniciativa.
Após breve tour pelo prédio da Prefeitura, os grupos de crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, serão recepcionados pelo prefeito Rodrigo Manga e pela primeira-dama, Sirlange Frate Manganhato, no Gabinete, localizado no sexto andar. Além de um bate-papo, as crianças poderão tirar fotos para registrar o momento e farão uma visita ao jardim externo do Gabinete, de onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade de Sorocaba. As inscrições para participar já podem ser feitas, on-line, até o dia 19 de fevereiro, pelo link: https://abre.ai/visitaprefeitura. Para esta edição do evento, há 200 vagas de agendamento disponíveis.
O programa, com base na Lei Nº 12.718, de 10 de janeiro de 2023, consiste em visitas programadas ao prédio da Prefeitura de Sorocaba, com o intuito de aproximar os cidadãos da Administração Pública, trazendo as crianças para conhecerem as dependências do Paço, conversando com o prefeito e a primeira-dama e sabendo mais sobre as funções do Executivo Municipal, além de oferecer atividades recreativas. Nesta edição do programa, haverá jogos de tabuleiro, oficina educativa, pebolim, xadrez gigante, tênis de mesa, teatro de fantoches e mais.
A ideia é que as crianças possam conhecer mais sobre como funciona a Prefeitura e também sobre a rotina de trabalho e as atribuições do chefe do Executivo. Por fim, os visitantes também recebam informações sobre o papel do Fundo Social e sobre como atuam os titulares das várias secretarias municipais, como Educação, Saúde, Serviços Públicos e Obras, Mobilidade, dentre outras.
“É muito importante que a Prefeitura possa ter esse contato com as crianças e que elas possam conhecer, desde cedo, como funcionam as instituições públicas. E, quem sabe, no futuro, algumas delas possam também se interessar em atuar na política, ajudando a construir uma cidade e um País cada vez melhor para todos”, sugere a primeira-dama, uma das idealizadoras do programa.