AO VIVO

Defesa Civil Estadual vistoria áreas atingidas pelas chuvas em Sorocaba e dá suporte em ações emergenciais e humanitárias – Agência de Notícias

Diante das chuvas que afetaram diversas cidades do Estado de São Paulo, no domingo (12), Sorocaba está entre os municípios que recebeu vistoria por parte da Defesa Civil Estadual, nesta segunda-feira (13), para avaliar os danos causados e acompanhar os trabalhos de auxílio aos moradores, além de dar todo suporte em ações emergenciais e humanitárias.

O subdiretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major PM André Luiz Hannickel, durante reunião com representantes da Defesa Civil de Sorocaba, do Corpo de Bombeiros e das diversas secretarias municipais envolvidas na Operação Plano Verão, também nesta segunda-feira, confirmou que o Governo do Estado está à disposição de Sorocaba, para dar todo suporte necessário e auxiliar com ajuda humanitária e na realização de obras emergenciais de recuperação.

“Um balanço, detalhando as principais necessidades emergenciais do munícipio, está sendo elaborado e Sorocaba contará com o apoio do Estado para viabilizar tais iniciativas. Também recebemos orientações de como formalizar tais solicitações, as quais já estão sendo providenciadas”, destacou o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro, que igualmente participou da reunião e, na sequência, acompanhou as vistorias, feitas em áreas nos bairros de Brigadeiro Tobias, Jardim Mathilde, Jardim Marli/Itapemirim e na região do Parque das Águas, alguns dos pontos mais afetados pelas chuvas.

De acordo com o Saae/Sorocaba, apesar de o nível do Rio Sorocaba ter baixado nesta tarde, ele continua elevado, sendo que a vazão da Represa de Itupararanga para o rio está, no momento, em 17,39m³/s. Às 19h45 de domingo, o nível do Rio Sorocaba chegou a 2,10 metros acima do normal.

“Vamos contribuir, da melhor forma possível, com Sorocaba. O momento é de restabelecer a ordem, atender às famílias nas suas principais necessidades, sobretudo com alimentos e kits de limpeza e higiene. Em seguida, virão as ações de obras e outras intervenções. O Governo do Estado já liberou mais de R$ 11 milhões em obras recuperativas para municípios afetados pelas fortes chuvas neste ano”, disse o Major PM André Luiz Hannickel. Sorocaba irá pleitear, inclusive, recursos para substituição de travessias sobre córregos, implantação de bocas de lobo e maquinários para novas obras, como de desassoreamento e bombeamento de áreas alagadas, entre outras necessidades.

Devido às consequências das chuvas, foram identificadas, inicialmente, 10 famílias desalojadas, mas que já retornaram para suas residências, e uma desabrigada. Elas, assim como outras 48 famílias que tiveram perdas materiais devido às chuvas, estão sendo integralmente atendidas e amparadas pelo Município, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), junto à Assistência Social e ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das demais equipes da Prefeitura.

No domingo, foram identificados pontos de alagamento nos bairros: Jardim Marli, Centro, Jd. Lopes de Oliveira, Jd. São Carlos, Parque Vitória Régia, Jd. dos Estados, Brigadeiro Tobias, Jd. Faculdade, Jardim Marco Antônio, Jd. Sandra, Vila Rica, Central Park, Jd. Aeroporto, Vila Assis, Jd. Maria do Carmo, Jd. Nova Manchester, Jd. Abaeté e Cidade Jardim e Parque Manchester. No momento, as ruas XV de Agosto, João Gabriel Mendes e Rua Ingracia Angrizani, assim como a Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, a Avenida General Motors e outras vias do Parque Vitória Régia permanecem temporariamente interditadas para o trânsito de veículos, devido a alagamento.

Nesses pontos, agentes de trânsito coordenam o fluxo de veículos e orientam motoristas. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Serviço Autônomo de Água de Esgoto (Saae), com o apoio das demais secretarias municipais envolvidas, continuam mobilizadas 24 horas por dia, para fazer a limpeza de ruas, patrolamento em estradas de terra, remoção de galhos e árvores, desobstrução de galerias e bocas de lobo, entre outros serviços de manutenção. Mais especificamente na região do Parque das Águas, é feito o bombeamento para retirada de água das vias.

Quanto ao transporte público, há linhas de ônibus que operam com desvios temporários. São elas: A21 – Jacutinga e Travessa Sete (ponto final na Igreja da Congregação); 17 e 66 – Central Parque/Ipatinga (desvio da Rua Professora Guida Mares); 30/1 – Genebra/Inhaíba (atende à Escola do Genebra), 33 – Mato Dentro (ponto final provisório no sítio Amigos do Jegue; 34 – Aparecidinha/Via terra (desvio das Estradas da Serrinha, do Manequinho, do Barreiro e Bom Jardim), 38 – Aparecidinha/Via Éden (desvio da Avenida 15 de Agosto, para a Estrada do Varejão, Estrada do Bom Jardim, retornando na Clínica Graza, pela Estrada do Varejão, Rua Quirino de Mello, Estrada Dr. Enéas Carneiro e tendo ponto final provisório na Rua Maricá), 45 e 56 – Retiro São João/Iguatemi (desvio da Avenida 15 de Agosto), 30/2 – Tupã/Caputera (acesso parcial à Estrada Dolores Maria Piaia Lorato), 30/2 – Tupã/Caputera (rota parcial pela Estrada Dolores Maria Piaia Lorato), 30/3 – Astúrias/Conceição (desvio da Estrada Santa Maria); 37 – Gutierres (segue pela Estrada Maria Dolores Piaia Lorato, com ponto final provisório no Itaimbé), 304 – Interbairros IV – Éden/Brigadeiro (desvio das estrada Leônidas do Amaral e do 25, via Rodovia Dr. Celso Charuri), 51, 80 e 82 – Cond. Ana Maria (desvio da Rua Pássaro Preto, seguindo pelas ruas Cardeal e Curió e com ponto final provisório na Rua Quero-Quero), A75 – Campininha (desvio da Estrada do Campininha) e A69 – Caguaçu (com ponto final provisório no Sítio São Bernardo).

A Defesa Civil informa que o total de chuvas acumulado, neste começo de ano, na cidade de Sorocaba é de 984 milímetros, o maior já registrado nos últimos 10 anos. O acumulado em fevereiro deste ano, até as 7h desta segunda-feira (13), soma 375 milímetros de chuvas, dos quais 100 milímetros em um período de apenas seis horas, entre a noite de domingo (12) e a madrugada desta segunda-feira. Até então, a maior quantidade de chuvas em fevereiro havia sido registrada em 2015, quando choveu 375,5 mm, mas isso contando o mês todo.

Confira as orientações da Defesa Civil, sobre como proceder em caso de chuva intensa, pelo link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/defesa-civil-divulga-acoes-preventivas-para-a-populacao-adotar-e-se-proteger/ . O telefone do órgão, para situações que demandem urgência, é o 199.