AO VIVO

Novo sistema de regularização de Transporte Escolar da Urbes atrai atenção da Prefeitura de Itapetininga – Agência de Notícias

O novo sistema on-line de regularização, cadastro e consulta de motoristas particulares que atuam no transporte escolar em Sorocaba, adotado de forma pioneira e eficiente este ano pela Urbes – Trânsito e Transportes, está se tornando referência de qualidade e já chama a atenção de técnicos que atuam na área, em outras cidades. Exemplo disso, é que representantes da Prefeitura de Itapetininga estiveram em Sorocaba, no início de fevereiro, para conhecer essa ferramenta tecnológica.

O diretor de controle operacional, Cristiano Melo; o gerente de controle operacional Edilson da Silva, e a encarregada do Setor de Táxi e Transporte Comercial, Janice Ramos, todos das Urbes, recepcionaram os visitantes e explicaram como funciona todo o sistema. Estiveram em Sorocaba: André Rodrigues, do Departamento de Trânsito de Itapetininga; Ricardo Siqueira, presidente da Associação de Transporte Escolar de Itapetininga; Agueda Maria, secretária dessa mesma associação, além da presidente Martha César e do vice-presidente Douglas Cardoso, ambos da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba e Região (Asteser).

“O Governo Manga sempre comprometido com a categoria dos transportadores escolares e seus clientes solicitou e a Urbes implementou essa ferramenta tecnológica que trouxe um avanço no processo de Renovação Alvará 2023, com todo o processo on-line e a geração de QRCode que, pela leitura do código, é possível acessar informações importantes sobre a prestação do serviço”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Segundo Cristiano Melo, o novo sistema já é referência na região, por ter um banco de dados completo, com a situação detalhada de cada permissão concedida, incluindo dados do condutor, lista de escolas e os bairros atendidos. E, ainda, permite a renovação on-line do alvará escolar. “Tudo disponível pela leitura do QRcode. A visita da comitiva de Itapetininga representa a importância do uso da tecnologia no serviço público, facilitando o acesso dos usuários”, complementou.

Ao todo, 471 veículos que operam esse tipo de transporte estão regularizados em Sorocaba para atuar em 2023, tendo recebido o Alvará, Selo Autorizador e também o QrCode. Todos eles, em janeiro passado, também tiveram que passar por vistoria obrigatória realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, ocasião em que os aprovados já recebiam o Selo Autorizador.

Outro diferencial é que, a partir deste ano, até mesmo a entrega da documentação solicitada para renovação do alvará pode ser feita on-line. “Antes, o solicitante tinha que ir pessoalmente à Urbes, para entregar os documentos”, explica o diretor-presidente da Urbes. Basta o interessado acessar o site: www.urbes.com.br e clicar no banner: “Renovação Alvará Transporte Escolar 2023 – Primeiro Semestre”, e seguir as instruções, criando um usuário para atendimento on-line. Enviada a documentação, para avaliação do órgão municipal, um protocolo é gerado e encaminhado no e-mail cadastrado pelo condutor escolar. O solicitante faz a impressão dele e o apresenta no dia da vistoria veicular.

“Interessante, é que a categoria dos condutores escolares aprovou essa inovação tecnológica, o que deu agilidade em todo o processo de renovação dos alvarás”, apontou Ricardo Siqueira, do Departamento de Trânsito de Itapetininga, corroborado pela presidente da Asteser. “Uma inovação! E a Urbes tem sido uma parceria dos condutores escolares. Trabalhamos todos juntos, para que mais melhorias ocorram”, frisou Martha César.

O diretor de controle operacional da Urbes revelou que foi por meio da Asteser que os representantes de Itapetininga souberem no novo sistema de renovação adotado em Sorocaba e resolveram conhecer seu funcionamento. “Sorocaba sai na frente, com seu pioneirismo e inovação e estamos sempre abertos a compartilhar nosso conhecimento e ações. A Prefeitura de Várzea Paulista também já demonstrou interesse em conhecer o sistema”, finalizou Cristiano Melo.