Compartilhe
O programa é gratuito e oferecido anualmente, em especial para alunos formados na rede pública
O Cursinho Pré-Vestibular Colmeia de Limeira atendeu nos últimos dez anos, 3.658 alunos, consolidando-se como uma importante alternativa para a inclusão do aluno de baixa renda no ensino superior. O programa é gratuito e oferecido anualmente, em especial para alunos formados na rede pública. O cursinho é resultado de um convênio de cooperação celebrado entre a Prefeitura de Limeira e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA- Unicamp).
Sob a supervisão dos professores, Josely Rímoli e Marcelo Maialle, da FCA, e da assistente social, Maria Helvira Arantes Andrade, da Secretaria de Educação, o Colmeia vem apresentando aumento na oferta de vagas.
Em 2020, devido à pandemia, houve um recuou no número de inscritos, 226. Porém, no ano seguinte, com aulas pelo sistema híbrido, ou seja, presencial e virtualmente, esse volume mais que dobrou, atingindo a terceira maior marca histórica, com 484 estudantes matriculados.
GRATIFICANTE
Um dos diferenciais do programa é que as aulas são ministradas por graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos da FCA/Unicamp. É o caso de Gabriela Olivo Pereira, de 21 anos, que está no terceiro ano do curso de Ciências do Esporte, na FCA. Aluna da rede pública, ela concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio de Queiroz. Dedicada, matriculou-se no Colmeia quando ainda estava no último ano do ensino médio. No primeiro vestibular, não conseguiu vaga para o curso desejado e resolveu permanecer por mais um ano no Colmeia. Em 2020, foi aprovada em três instituições e optou pela FCA.
No ano passado, Gabriela teve a oportunidade de dar aulas de História Geral no cursinho. Disse que não pensou duas vezes, pois teria a chance de retribuir todo o apoio recebido. “O Colmeia me ajudou demais”. Gabriela falou, ainda, da emoção que sente cada vez que um de seus alunos é aprovado no vestibular. “Chego a chorar”, revelou. Paralelamente à graduação, ela faz estágio na área de natação. “É muito gratificante ver toda essa mudança na minha vida”, afirmou sobre a importância do acesso ao ensino superior.
“O convênio com a Unicamp é bastante significativo e cumpre uma agenda nossa de política pública importante ao auxiliar o estudante no ingresso da escola pública”, afirma o prefeito Mario Botion.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O processo de inscrição para este ano está aberto e segue até a próxima terça-feira (28). Ao todo, são ofertadas 350 vagas para os períodos vespertino e noturno. As aulas serão em formato presencial, no Centro Comunitário do Jardim Morro Azul. Os interessados podem se inscrever pelo portal www.smelimeira.com.br, no link “Inscrição para Cursinho Pré-Vestibular Colmeia”. Até o momento, 304 alunos já se inscreveram e caso o número de inscritos seja maior que o de vagas, serão priorizados os estudantes com renda mais baixa. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Compartilhe
Comentários
comentários