Belém, PA, 25 (AFI) – O Remo, assim como o Altos, termina a atual temporada neste sábado (26). Os times, já com destinos selados nesta Série C do Campeonato Brasileiro, medem forças pela 19ª e última rodada da primeira fase às 16h para fechar a competição tendo o mínimo de dignidade; confronto ocorrerá no Baenão.
O Leão garantiu permanência na Terceirona em 2024 na última partida, quando empatou sem gols diante do CSA fora de casa, ficando na 14ª posição e somando 22 pontos. Ao contrário dos remistas, o Jacaré entra em campo rebaixado à Série D, vindo de 13 jogos sem vencer; o último foi a derrota para o Operário-PR, que o deixou na vice-lanterna totalizando 13 pontos ganhos.
BASE MODIFICADA
Com substituições esperadas em todos os setores, os azulinos devem mudar inclusive o sistema tático. Se nos últimos compromissos o time vinha jogando com uma linha de 4 na defesa, ante os piauienses a tendência é da formatação de uma base tendo três zagueiros e nenhum meia de criação para pensar as jogadas.
O único desfalque confirmado fica por conta do volante Richard Franco, que está suspenso. Dessa maneira, o zagueiro Jonilson — prata da casa do Remo — deve ser acionado junto a Wendel Lomar e Diego Guerra, enquanto no ataque Fabinho é esperado para atuar como substituto de Muriqui ao lado de Renanzinho e Jean Silva.
Apesar das mudanças para dar uma repaginada no grupo, o técnico Ricardo Català espera seguir no cargo na próxima temporada. Para isso, valorizou os números alcançados, lamentando o fato de não ter seguido na briga pelo acesso: “Nossa campanha é acima dos 54% de aproveitamento. Ou seja, sob nosso comando, o time apresenta números de classificação, mas tem o que aconteceu antes que eu não controlo. Entendo que jogamos a maior parte dos jogos bem melhor que os adversários, com mais oportunidades. Sofremos pouco, porém tivemos prejuízos em relação a arbitragem, como no jogo contra o Figueirense, que nos tirou uma vitória”, declarou Català.
JACARÉ REFORMULADO
O Altos chega tentando não apenas encerrar o jejum durante a Terceirona, mas também encerrá-la de cabeça erguida. Para a partida, os atacantes Liliu, mantido como ausência por lesão, Yan e Bruno Henrique, que não foram relacionados, são as baixas confirmadas antecipadamente no Jacaré; outros titulares durante a competição já foram negociados pelo clube.
Uma das motivações altoenses é justamente no único confronto frente aos paraenses. Em 2022, também pela Série C, o Jacaré saiu vitorioso e o duelo aconteceu com mando leonino. Auxiliar fixo da casa, Cristiano Bassoli lamentou um 2023 ruim dos alviverdes e espera fazer um 2024 mais positivo, inclusive inserindo cinco jogadores da base entre os profissionais.
“Acho que não existe um único fator para o rebaixamento. É a gente buscar entender, reconstruir e refazer, para que o Altos tenha uma 2024 melhor do que foi 2023. Todo mundo que passou por aqui já falou e cada um tem um ponto, então a gente tem que juntar os cacos e trabalhar para 2024”, assegurou o comandante.
Confira também: