NOTÍCIAS

Fundado em 2020, Manauara-AM fará estreia em torneios nacionais

Manaus, AM, 18, (AFI) – Que a Copa do Brasil é repleta de surpresas todos os anos não é novidade, mas você conhece a história do Manauara Esporte Clube? Criado em 2020, na cidade de Manaus, capital amazonense, o time disputará em 2024, pela primeira vez em sua história, duas competições nacionais.

O adversário do Manauara na primeira fase será o Retrô-PE. O duelo está marcado para quarta-feira (21), às 16h30, no Carlos Zamith, em Manaus.

Nesta fase, a classificação é definida em jogo único e garante ao visitante a vantagem do empate, justificada pela posição invariavelmente acima no ranking de clubes da CBF. O time mandante, por sua vez, precisa aproveitar o “fator casa” e vencer para avançar.

Abaixo, conheça a história deste time, e sua ascensão meteórica, desde o título da segunda divisão estadual, até as históricas disputas de torneios da CBF nesta temporada.

HISTÓRIA

Fundado no dia 30 de novembro de 2020, pelo empresário do ramo de indústrias Marcus Souza, o nome do Manauara é justamente o gentílico de quem nasce na cidade de Manaus, assim como o clube.

Em sua criação, o novo time da cidade já tinha previsto um orçamento de alto padrão se comparado aos outros clubes do futebol amazonense, e por ser “concebido” no final do ano, já se programava para, no ano seguinte, fazer sua estreia oficial, justamente na Segunda Divisão do Campeonato Amazonense.

COMPETIÇÕES ESTADUAIS

Na segunda divisão estadual, o clube foi muito bem na primeira fase. Terminou invicto com 4 vitórias e 2 empates nas 6 partidas que disputou.

Já na semifinal, contra o Tarumã, venceu por 10 a 1 na ida, e 4 a 1 na volta, se classificando para a elite devido a sua garantia na grande decisão da Série B.

Na final, o clube enfrentou o Operário-AM, em duelo único na Arena da Amazônia. Apesar de um empate por 1 a 1 até o final da prorrogação, o Manauara venceu por 4 a 2 nos pênaltis e se manteve na elite desde então.

Manauara celebra título da segunda divisão amazonense (Foto: João Normando/FAF)

TEMPORADAS NA ELITE

Em seu primeiro ano de elite estadual, o Manauara chegou até as quartas de final, em que foi eliminado para o tradicional Manaus. Mas no ano seguinte, conquistou uma inédita 2ª posição, melhor campanha do clube até o momento.

Na temporada de 2024, o Robô foi eliminado nas quartas de final do primeiro turno para o São Raimundo, que fará a decisão contra o Amazonas em 25 de fevereiro (domingo), às 18h. O Manauara espera o início do segundo turno.

SÉRIE D E COPA DO BRASIL

A final do Campeonato Amazonense de 2023 garantiu ao Manauara a presença na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série D de 2024, que serão as primeiras competições nacionais da história do clube.

Vale lembrar que, apenas pela participação na Copa do Brasil, o clube de Manaus embolsa R$ 750 mil, e caso avance, onde enfrentaria Fluminense-PI ou Fortaleza-CE, o valor aumenta para R$ 900 mil.

“FAZER HISTÓRIA”

Em conversa com o Portal Futebol Interior, o executivo de futebol Luciano Mancha se disse orgulhoso em colocar o clube no cenário nacional e quer fazer história.

Nos sentimos muito orgulhosos de colocar o Manauara no cenário nacional. É um clube que só tem três anos de fundação, mas já nasceu com uma estrutura grande: CT, alojamento, hotel… tudo o que uma equipe grande precisa. Vamos tentar fazer história na Copa do Brasil

Luciano Mancha explicou que todo o planejamento começou em julho de 2022, com contratações a partir de setembro e apresentação do elenco no fim de novembro.

“Quando conseguimos as classificações para Copa Verde, Copa do Brasil e Série D, já sabíamos o que teríamos pela frente e começamos a montar um elenco pensando em todas as competições. Claro que sempre estamos atentos ao mercado para completar o elenco, mas o planejamento começou desde o ano passado“, frisou.

Luciano Mancha, executido do Manauara

OBJETIVO NA TEMPORADA

Apesar de admitir que o principal objetivo na temporada é se classificar novamente para as competições nacionais em 2025 através do estadual, garantiu que o Manuara dará seu melhor para surpreender em todas as competições.

“O objetivo maior é conquistar novamente as vagas para 2025 através do estadual, mas vamos trabalhar para passar de fase tanto na Copa do Brasil quanto na Série D e Copa Verde. Será um confronto muito difícil, mas vamos dar nosso melhor. Claro que a premiação é algo que todos almejam para evoluir a estrutura do clube e auxiliar em novas contratações também”, projetou.

ACOMPANHE TUDO NO NOVO PLACAR FI!

Com o aplicativo Placar FI, que está totalmente reformulado para 2024, você pode acompanhar o Placar ao Vivo de todos os jogos da Copa do Brasil, além das principais notícias. Para não perder nenhum gol de seu time, baixe agora o aplicativo Placar FI, disponível para Android, na Play Store, e também para iPhone, na App Store. Baixe agora!

Confira também:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *