Manchester, Inglaterra, 24 (AFI) – De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o Manchester City mantém o meio-campista Lucas Paquetá no radar e pode fazer uma proposta pelo jogador na próxima janela de transferências, ao final da temporada europeia. O clube inglês enxerga potencial no brasileiro para substituir Bernardo Silva, português que tem contrato para mais duas temporadas, mas tem sido alvo de interesse de Barcelona e Paris Saint-Germain, clubes em reformulação do elenco.
Aos 26 anos, Paquetá vive boa fase pelo West Ham, já em seu segundo ano no clube, com cinco gols e seis assistências em 27 jogos. No entanto, não atua desde 7 de janeiro, quando sofreu lesão na panturrilha. Sua ausência fez despencar o rendimento dos Hammers, principalmente no setor de ataque, numa sequência de quatro derrotas e dois empates.
O City, inclusive, demonstrou forte interesse pelo jogador já no início da temporada 2023-24, mas recuou em decorrência de uma investigação da Football Association, orgão responsável por administrar o futebol inglês, sobre potencial violação das regras de apostas, ainda não concluída. O caso também afastou Paquetá da seleção brasileira desde então.
BERNARDO DE SAÍDA?
Caso a investigação chegue ao fim e Bernardo deixe o City, o desfecho pode levar mais um brasileiro ao time de Pep Guardiola. A versatilidade para atuar tanto no meio quanto nas pontas é vista como um dos fatores fundamentais para o interesse. O próprio pai do jogador português chegou a comentar sobre uma possível transferência a uma rádio de Lisboa.
“Ano a ano e passo a passo vamos vendo quais são as oportunidades, não podemos tomar uma decisão a três anos com base numa hipótese que pode ou não acontecer. Obviamente que o Bernardo é um benfiquista e quer regressar ao Benfica. Se é daqui a três anos? Não me parece que a decisão de prolongar com o City por mais um ano esteja relacionada com a ida para o Benfica quando tiver 32 anos. Pode ser uma possibilidade, que é uma possibilidade forte de fato, mas não o colocaria como uma preparação para tal”, disse em entrevista à Rádio Renascença.
No momento, apenas Ederson, goleiro, representa o país no clube. Carioca, o volante Matheus Nunes poderia ser o segundo, mas escolheu representar a seleção portuguesa mesmo convocado por Tite anos atrás.
TRAJETÓRIA DE PAQUETÁ
Revelado pelo Flamengo, onde atuou ao lado de Vinícius Júnior, o meia chegou no futebol europeu há cinco temporadas, quando foi contratado pelo Milan, da Itália. No entanto, a adaptação foi difícil e fez com que trocasse o Rossoneri pelo Lyon, da França, onde finalmente conseguiu se destacar.
Fazendo parceria com Bruno Guimarães no meio-campo, desabrochou seu jogo na liga francesa e virou “figurinha carimbada” na seleção brasileira de Tite, acrescentando sua criatividade ao arsenal ofensivo canarinho.
Foram duas temporadas de sucesso no Lyon, contribuindo diretamente com gols e assistências, até atrair o interesse da Premier League (Campeonato Inglês), considerada o campeonato mais forte do mundo. Foi o West Ham “batendo na porta” para levar o brasileiro em agosto de 2022.
CHEGADA AO WEST HAM
No clube inglês, foi gradativamente aumentando seu protagonismo e conquistando a confiança dos torcedores. Dono da camisa 10, atuou em diferentes posições e foi campeão da Conference League (terceiro escalão das competições europeias) logo em seu ano de chegada.
Na segunda temporada, tornou-se o principal nome do time e vinha sendo elogiado por lendas do país, como o multicampeão pelo Manchester United Paul Scholes, ex-meio-campista que se impressionou com suas exibições, mas a boa fase foi freada pela lesão na panturrilha que se agravou em partida contra o Bristol City, pela Copa da Inglaterra, no dia 7 de janeiro.