NOTÍCIAS

Blog do Ari – Uma mão amiga deve ser estendida a ex-atletas

BLOG DO ARI

Campinas, SP, 5 (AFI) – Atacante Neymar e outros ex-atletas como o meia Rivaldo, centroavante Ronaldo Fenômeno e volante/zagueiro Edmílson tiveram a sensibilidade de criar, com recursos próprios, institutos e fundações visando atividades esportivas, culturais e sociais para crianças e adolescentes.

Soma-se a eles, em Campinas, um projeto que visa o amparo aos ex-atletas que precisam de ajuda através do poder público, com apoio para divulgação do ex-zagueiro do Guarani, Edson Magalhães.

O projeto ‘Casa do Atleta Campineiro’ já tramita na Câmara de Vereadores de Campinas, e visa o acolhimento, ressocialização, reinserção ao mercado de trabalho e outros benefícios ao ex-atleta que circunstancialmente necessite de ajuda.

Da mesma forma que o futebol serviu para garantir vida financeira estabilizada à maioria dos ex-atletas que passaram por Ponte Preta e Guarani, outros enveredaram por caminhos inconvenientes, e hoje sofrem as consequências, à espera de uma mão estendida.

No geral, apesar da questionável contribuição do legislativo de Campinas para correção de posições do executivo, certamente o projeto em curso será aprovado, e na sequência se discutiria eventuais fontes de sustentação, para que a responsabilidade de arcá-lo não se restrinja ao município.

INSTITUTOS E FUNDAÇÕES

Sem alarde, o Instituto Neymar Jr, fundado em 2013, tem capacidade para ajudar cerca de duas mil crianças, oferecendo educação, oficinas de idiomas, informática, leitura e incentivo de modalidades esportivas para crianças e adolescentes carentes da Praia Grande (SP).

A função do Instituto Rivaldo 10 é basicamente a mesma, com o diferencial de prestar serviço gratuito no Brasil e Angola, países em que ele atuou.

O Instituto ‘Criando Fenômenos’, iniciativa de Ronaldo, também não tem fins lucrativos e visa moradores das periferias de São Paulo, não se fixando exclusivamente em atividade esportiva. Aborda temas de diversidade, autonomia e desenvolvimento dos cidadãos.

EDMILSON

Desde 2005, o então zagueiro/volante Edmilson – pentacampeão pela Seleção na Copa de 2002 – desenvolveu instituto similar aos citados em Taquaritinga, a sua cidade natal, no interior de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *