NOTÍCIAS

Milagre? Pastana projeta mudanças no Guarani para sair de ‘situação desconfortável’

Campinas, SP, 10 (AFI) – Velho conhecido da torcida, Rodrigo Pastana foi apresentado na tarde desta quarta-feira como executivo de futebol do Guarani. Em seu discurso, o dirigente garantiu que o objetivo é salvar o Guarani do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, embora internamente o clube já esteja pensando em 2025 com uma iminente Série C.

O QUE PASSOU, PASSOU

Pastana deixou o Guarani em junho de 2023 em atrito com o CEO Ricardo Moisés. O executivo de futebol garantiu que os problemas ficaram para trás e o objetivo é a recuperação do time na Série B.

“As questões passadas foram resolvidas e estou aqui para ajudar o Guarani a sair dessa situação desconfortável. Acho que o clube confia em mim para fazer esse trabalho. As outras situações quando cheguei também não eram boas e conseguimos essa recuperação. O objetivo é que todos estejam unidos para tirar o Guarani da zona de rebaixamento”, reforçou.

‘EM CASA’

Pastana afirmou que conhece muito bem o Guarani e espera colocar uma gestão diferente do que aconteceu até agora.

Eu conheço o Guarani como minha casa. O que vai ser diferente? Vai ser diferente do que foi feito até agora. Eu vou tentar aplicar o que foi feito em outros clubes e pelo que vi não foi aplicado aqui até agora. Temos um caminho a percorrer e essa é a nossa missão”, declarou.

RECÉM-CHEGADOS

Apesar de conhecer alguns dos recém-contratados, Rodrigo Pastana afirmou que não teve participação nas negociações. O Guarani anunciou os zagueiros Matheus Salustiano e Renê Santos, o lateral-direito Pacheco, o volante Gabriel Bispo e o atacante Daniel dos Anjos.

LACUNAS NO ELENCO

Como acabou de assumir o cargo, Pastana evitou falar como será a movimentação do Guarani no mercado, mas enxerga lacunas no elenco.

“Estou há menos de 24 horas no clube e ainda é muito cedo para detalhar. Creio que ainda há lacunas e espaços para aproveitar oportunidades no mercado. Eu também acho que esse time deveria ter uma pontuação melhor, mas foram muitas mudanças de treinador, elenco e metodologias. Espero que a gente tenha um caminho de estabilidade para que o clube volte a vencer”, projetou.

PARAR DE PERDER

O dirigente bugrino colocou o sistema defensivo como prioridade para que o Guarani primeiro pare de perder os jogos. Ele também relembrou 2022, em que chegou ao clube em momento difícil.

“Eu tive uma conversa rápida com o Pintado e também falamos sobre reerguer os atletas, passando mais segurança e confiança. Precisamos melhorar a organização defensiva, parar de perder e ganhar confiança com o tempo. Em 2022 também cheguei aqui em uma situação difícil e ainda levamos um tempo para voltar a ganhar e recuperar a confiança do elenco”, explicou.

JEJUM DE VITÓRIAS

O Guarani está há dez jogos sem vencer, sendo três empates e sete derrotas, sendo a última para o Sport, por 1 a 0, no domingo, em Campinas (SP). O último e único triunfo na Série B foi em 11 de maio, quando fez 2 a 0 no Botafogo em casa.

Com isso, soma apenas seis pontos na lanterna (20º), em situação cada vez mais delicada. Já são cinco pontos de diferença para o Ituano, 19º colocado com 11, e dez para o Amazonas, primeiro fora da zona de rebaixamento, em 16º com 16.

PRÓXIMO JOGO DO GUARANI

O time paulista volta a campo no próximo sábado, às 15h30, quando faz duelo estadual com o Novorizontino no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP), pela 15ª rodada. O adversário está em sexto com 22 pontos.

Confira também: