Por Filipe Saochuk e Kim Belluco
Campinas, SP, 19 (AFI) – O Brasil é conhecido como o “País do Futebol“, a seleção é pentacampeã do mundo e Pelé é o maior jogador da história do esporte. Estas são verdades indiscutíveis, certo? Pois bem, para celebrar o Dia Nacional do Futebol, o Portal FI traz para você uma história nem tão exata, que se tornou uma das maiores lendas do “nosso futebol”, e que mesmo depois de mais de 100 anos, cada um pode ter uma resposta diferente para essa pergunta.
Afinal, qual é o time mais antigo do Brasil, Rio Grande ou Ponte Preta? Entenda essa “briga centenária” que envolve até mesmo o período da ditadura, entre clubes que sequer pertencem ao mesmo estado, e aproveite para conhecer mais sobre a história do futebol no mundo e em nosso país. Pois gostando ou não, o Brasil não seria o mesmo sem o “nosso” futebol.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
ANTES DOS CLUBES, SURGIU O ESPORTE
Ao contrário do que muitos imaginam, os primeiros passos do futebol não aconteceram na Inglaterra no século XIX. Existem registros de práticas semelhantes ao esporte datadas de quase 2 mil anos atrás, na China, passando também ao longo dos séculos por povos japoneses, gregos, romanos e até mesmo onde conhecemos hoje como a América Central.
Ou seja, mesmo que com regras e especificidades diferentes, o futebol faz parte da história e evoluiu junto com ela. Porém, o futebol moderno, próximo ao que conhecemos hoje, realmente foi obra dos ingleses por volta de 1800, mais especificamente no ano de 1863.
Este é o ano do surgimento do futebol conforme reconhecido pela Fifa, pois foi nele que foi criada a The Football Association, organização responsável por gerir o esporte na Inglaterra.
OBRIGADO INGLATERRA, MAS NÓS TOMAMOS CONTA A PARTIR DE AGORA!
Não demorou muito para este tal “futebol” virar assunto em terras brasileiras. Um estudante paulista chamado Charles Miller retornou da Inglaterra em 1894, com uma ideia e alguns artigos na bagagem. Bolas, uniformes, um livro de regras… você já imagina o desenrolar desta história.
Inicialmente uma prática da elite, logo o esporte se espalhou pelo país, mas foi com a popularização dele que o futebol no Brasil realmente tomou uma proporção que mudaria o rumo da nação.
Antes uma brincadeira, o futebol ganhou ares de competição, de disputa. E hoje nós sabemos o que significa quando duas camisas são colocadas frente à frente para medir forças nesta modalidade. O sentimento de pertencimento e o prazer em dominar o seu adversário é impagável, e mesmo que de forma embrionária, estes ideais já começavam a fazer parte do brasileiro amante do futebol.
E foi assim que começaram a surgir os primeiros clubes do país.
NASCEM OS PRIMEIROS CLUBES BRASILEIROS
Depois de tanto tempo que Charles Miller desembarcou no Brasil com uma ideia que transformaria o futuro do país, sabemos qual foi o resultado: Pelé e alguns dos maiores jogadores da história, cinco Copas do Mundo, referência mundial no esporte até hoje e sede de alguns dos maiores clubes de futebol em todo o planeta.
Mas antes de tudo isso, surgiram duas agremiações: Sport Clube Rio Grande e Associação Atlética Ponte Preta. E com elas, um dos maiores folclores do esporte nacional.
No longínquo ano de 1900, mais precisamente no dia 19 de julho, nasceu o primeiro clube de futebol do Brasil, em uma cidade no extremo sul do território chamado de Sport Clube Rio Grande. E é justamente nesta data que hoje celebra-se o Dia Nacional do Futebol.
Apenas 23 dias depois, no dia 11 de agosto, há milhares de quilômetros na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, foi fundada a Associação Atlética Ponte Preta.
Mesmo que a distância seja pouca entre o surgimento dos clubes, não resta dúvidas que o clube gaúcho é o mais antigo do Brasil… correto?
Errado.
MAS AFINAL, QUAL CLUBE CLUBE É O MAIS ANTIGO?!
Para explicar melhor a polêmica envolvendo Rio Grande e Ponte Preta, a reportagem do Portal FI conversou com Neto, um dos maiores historiadores da Macaca Campineira.
“Essa é uma questão que envolve todo um folclore do futebol brasileiro e a falta de estrutura e precariedade dos arquivos brasileiros. Mas eu vou falar a minha opinião: por data de fundação, evidentemente, o Sport Clube Rio Grande é mais antigo, por questão de dias, mas é”, afirmou o historiador.
Então é o fim da discussão, certo? Errado novamente. A história continua, pois muitos afirmam que o Rio Grande interrompeu as suas operações durante uma parte de sua história, tornando a Ponte o clube mais velho do país em atividades ininterruptas.
“Durante o regime militar, especialmente depois do AI-5, um deputado federal do RS, conseguiu junto à antiga CBD, essa primazia do Rio Grande, sem apuração histórica de fato. E isso acabou virando uma pedra fundamental para dentro da CBF no futuro”, contou José Moraes dos Santos Neto.
“Quando eu pesquisei o tema, com os meus próprios recursos, eu cheguei a ir para o Rio Grande do Sul. E vi que ao longo da história, alguns clubes pediram a suspensão da afiliação com a Federação Gaúcha, por problemas econômicos na maioria das vezes. O Rio Grande teria sido um desses clubes em algum momento, mas falo ‘entre aspas’, porque não documentação na Federação Gaúcha que comprove isso”, destacou o historiador campineiro.
O historiador da Ponte completou dizendo que não conseguiu ir para a cidade de Rio Grande para pesquisar mais no arquivo da cidade e procurar por jornais antigos que confirmassem a pausa do futebol do Vovô. Para ele, a falta de registros e vontade das instituições em fazer uma apuração profunda sobre esta polêmica, a torna um debate “quase sem cabimento neste momento”.
“Do jeito que está agora, é um embate que não tem cabimento. O Brasil e a CBF precisam ter interesse sobre a história do futebol brasileiro, o que está bastante longe. Então no momento, é o clube gaúcho o primeiro do país por fundação, mas no futuro talvez possamos dizer que é a Ponte Preta por não ter tido interrupções, com uma prova mais cabal e concreta”, finalizou Neto sobre a discussão.
PRESIDENTE DA PONTE PRETA ESCLARECE SUA OPINIÃO
O presidente da Macaca, Marco Antônio Eberlin, foi questionado pelo Portal FI sobre a sua visão em relação à “rivalidade” histórica entre Ponte Preta e Rio Grande, e o mandatário pontepretano não titubeou.
“Nós somos o mais antigo clube de futebol do país em atividades ininterruptas, mas nunca entramos na justiça para recuperar este título. O Rio é sim mais velho, mas nós somos os mais antigos em atividades ininterruptas”, afirmou Eberlin.
E DEPOIS DE TUDO ISSO… A LENDA CONTINUARÁ VIVA
Como explicado pelo historiador Neto, a falta de arquivos e de interesse das instituições competentes em esclarecer de uma vez por todas qual é o clube mais velho do Brasil, fará com que a polêmica discussão se estenda por muitos anos, mantendo o título de ser um dos “maiores folclores do futebol nacional“.
Pergunte para um pontepretano e ele ou ela se orgulhará em dizer que a Macaca é o clube mais velho do país. Fale com um gaúcho torcedor do Rio Grande, e ele encherá o peito para dizer que o Vovô sempre será a primeira agremiação futebolística a ser fundada em terras tupiniquins.
São por histórias como essa que o futebol se tornou intrínseco ao Brasil e ao brasileiro, e merece um dia especial para ser comemorado todos os anos, assim como esta reportagem super especial produzida pelo Portal FI!