NOTÍCIAS

Coritiba tenta coroar bom trabalho na base com a conquista do paranaense sub-20

Curitiba, PR , 24 (AFI) – O Coritiba encara o Operário neste domingo (25), às 15h, no estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, pela final do Campeonato Paranaense Sub-20, e tenta ampliar ainda mais a sua hegemonia recente no estado.

Atual bicampeão da competição, o time alviverde tem apresentado bons resultados na categoria nos últimos anos e, além de faturar os Paranaenses de 2022 e 2023, também ficou com o título da Copa do Brasil, em 2021.

Tido como porta de entrada para o profissional, o Sub-20, inclusive, tem fornecido atletas que ajudam a compor o elenco da equipe profissional, casos de Guilherme Aquino, Bernardo, Jorge Vinícius e Jean Gabriel e outros já consolidados no time como Thalisson e Natanael. Todos participaram dos títulos recentes da base e hoje servem o time principal. Além deles, Pedro Morisco e Lucas Ronier, atletas mais celebrados pela torcida no elenco, também são crias da base.

A atenção e os investimentos com os jovens estão entre os pilares da Visão 2030, base do novo planejamento de gestão traçado para o clube. Com a chegada da SAF, iniciou-se o processo de reforma das dependências do alojamento da base. Locais como banheiros, espaço gourmet, quartos, corredores, portaria, sala de TV e salas administrativas, além de troca de portas, louças, revestimentos, luminárias, pintura convencional e pintura anti-chamas estão sendo feitas no local. Os enxovais também foram trocados.

Vale lembrar que desde 2013, o Coxa possui da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o certificado de Clube Formador, pelo reconhecimento como equipe formadora de atletas, consolidando as categorias do clube como uma das melhores do país.

Regulamentado em 2012 pela CBF, o selo de Clube Formador premia os clubes que cumprirem quesitos exigidos pela entidade máxima do futebol brasileiro. Alguns deles são a participação em competições oficiais, apresentação de documentos, e proporcionar assistência técnica, médica, psicológica e educacional para os jovens atletas.

O certificado também é usado como critério de participação em torneios nacionais e continentais, conforme as condições do Licenciamento de Clubes da CBF e da Conmebol, e garante benefícios como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, o direito de preferência na renovação e requerimento de indenização caso o atleta se transfira para outra equipe.

A um passo do tricampeonato

Para sair com o tricampeonato, o Coxa precisa ganhar por dois gols ou mais para ser campeão. Caso vença por um gol, a decisão será nos pênaltis. O time alviverde foi o segundo colocado no grupo B, na primeira fase, e o terceiro do grupo C, na segunda fase. O Coxa passou depois pelo Patriotas, nas quartas de final, e pelo Azuriz, na semifinal, chegando ao duelo contra o Operário na disputa pelo título. Na somatória de pontos de todas as fases, o Coxa teve a melhor campanha, conquistando o direito de disputar o jogo de volta em Curitiba, perto da torcida. O confronto, contudo, não será no Couto Pereira por causa da proximidade do duelo diante do Avaí, no dia 27, válido pela Série B do Brasileiro.

Quem quiser acompanhar a partida poderá adquirir entradas para Cadeira e Arquibancada Social. Todos os planos de sócios poderão realizar o check-in e cada sócio terá direito a um ingresso extra para convidado. Não-sócios terão acesso ao jogo mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa. A capacidade está limitada a 3.100 pessoas.
[14:21, 23/08/2024] Alexandre de Aquino: Boa tarde, tudo bom? Segue sugestão de pauta sobre a final do campeonato paranaense sub-20. O Coritiba busca o tricampeonato da competição diante do Operário. O texto ainda destaca o bom trabalho feito pelo Coxa nos últimos anos com a sua base, inclusive, aproveitando jogadores no time profissional.