NOTÍCIAS

Votuporanguense 2 x 0 Portuguesa

Por: Rivail Oliveira

Votuporanga, SP , 28 (AFI) – Vai ter festa no interior nas finais da Copa Paulista ! Fazem a final, Votuporanguense e Monte Azul ! A equipe do Votuporanguense venceu a Portuguesa de forma brilhante por 2 a 0 nesta noite, no estádio Plínio Marin, em Votuporanga, e carimbou vaga para a grande final de Copa Paulista.

No primeiro jogo, no Canindé, a Lusa tinha vencido por 1 a 0. Os gols que garantiram a vaga para a Pantera de Votuporanga foram anotados no primeiro tempo, por intermédio de Nando e Danilo Mariotto antes dos 25 minutos. A Lusa ainda pressionou muito no segundo tempo, mas parou na boa postura defensiva alvinegra e no goleiro João Paulo, que fez grandes defesas.

A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Na final a Votuporanguense vai enfrentar o Monte Azul, que passou neste sábado pelo União de Araras em Araraquara por 2 a 1. Será a segunda decisão do time de Votuporanga, na Copa Paulista. Em 2018 a alvinegra foi campeã em cima da Ferroviária. A Portuguesa que tentava voltar à final, depois de decidir o título em 2020 contra o Marília, ficou pelo meio do caminho. Além de jogar a final, o Votuporanguense terá calendário nacional em 2025, podendo jogar a Copa do Brasil ou o Brasileiro da Série D.

Pantera acaba com a vantagem Lusa, 2 a 0

Jogando com ímpeto e se impondo no jogo, a Pantera desfez a vantagem lusa construída no primeiro jogo e começando com tudo no Plínio Marin. Com cinco minutos teve três escanteios, e no terceiro aos três minutos Nando desviou de cabeça sem chances para Rafael Pascoal, 1 a 0, empatando no agregado, 1 a 1.  Aos  Portuguesa foi ao ataque e respondeu num chute de Elvis de fora da área que raspou a meta de João Paulo aos cinco minutos.

Depois do gol da Votuporanguense, o jogo ficou muito pegado e truncado, no Plinio Marin, com algumas faltas mais fortes. A Lusa passou a sair um pouco mais para o jogo, enquanto que os alvinegros jogavam no erro luso.

E num ótimo contragolpe alvinegro, aos 22 minutos, Wendel Junior desceu pela esquerda, venceu a marcação, foi à linha de fundo e cruzou com perfeição para Danilo Mariotto, que mostrou competência e bem colocado, mesmo marcado escorou para o gol, 2 a 1 para o Votuporanguense.  Aos 27, numa cabeçada muito perigosa, Luizão quase marcou o terceiro para a Pantera, mas a bola passou perto da meta de Rafael Pascoal.

O jogo mudou nos 15 minutos finais do primeiro tempo na Arena Plínio Marin. Perdendo o jogo e no agregado, 2 a 1, a Portuguesa teve que sair mais e se expor jogando fora de casa. Mas errava muitos passes, carecendo de maior profundidade criatividade do meio para a frente, contra um time de Votuporanga muito bem postado, que  marcava bem, oferecendo poucos espaços para os rápidos ataques lusitanos, principalmente Maceió, e ainda ameaçando quando tinha a chance de contra golpear. Com isso, nenhuma outra chance mais aguda ocorreu no último terço do primeiro tempo que terminou com vitória parcial da Pantera por 2 a 0.  

Blitz Lusa e goleiro alvinegro brilha

O cenário  mudou no segundo tempo com a Lusa impondo mais seu ritmo, e buscando o empate um gol para pelo menos levar aos penais. Aos dez Ben-Hur tentou o chute de longe mas isolou. A Pantera se plantou na defesa e seguiu jogando no erro da Lusa. Aos 13 minutos, depois de um escanteio pela direita, a bola foi ajeitada para Cristiano que testou firme mas João Paulo fez grande defesa; aos 15 Ben-Hur cobrou falta rasteira e o goleiro alvinegro pegou bem. Aos 17 Cristiano livre e solto, de cabeça perdeu outra grande chance em cruzamento de Ben-Hur, mandando para fora.

Aos 24 minutos o Votuporanguense quase ampliou: depois do arremesso lateral cobrado na área, houve o primeiro desvio e a sobra Vinícius Bala completou à queima-roupa e Rafael Pascoal fez uma defesa portentosa evitando o terceiro gol alvinegro na Arena Plínio Marin. A resposta Lusa aos 29 foi forte e Magrão serviu Leandro em velocidade ajeitou no peito mas parou em João Paulo. Na sequencia da cabeçada lusitana no minuto seguinte, novamente o goleiro da Pantera defendeu bem.

A Portuguesa seguiu insistindo nos 15 minutos finais com cruzamentos e chutes de fora. O goleiro João Paulo voltou a aparecer em bom lance de Anderson Magrão. Ferreira arriscou o chute mas mandou para longe aos 37. No finalzinho, Gabriel Moyses teve duas boas chances para definir o placar para o Votuporanguense.

A Lusa ainda tentou queimar  seus “últimos cartuchos” aos 46 com Deivid; aos 50 minutos Ben-Hur de perna trocada acertou a trave; Ferreira ainda tentou na última chance, mas João Paulo, herói do jogo, pegou. Final de partida, festa em Votuporanga, Pantera, classificada para a final e com calendário nacional em 2025, 2 a 0 na Portuguesa no Plinio Marin.

Foto: @pedrozacchi

Próximos jogos

Com a vitória, o Votuporanguense volta á uma final de Copa Paulista e assegura vaga para uma competição nacional no ano que vem, Copa do Brasil ou Brasileiro da Série D. A Lusa se despede de 2024 e passa a pensar no Paulistão de 2025.