Belo Horizonte, MG, 25 (AFI) – Buscando confirmar a permanência na elite do futebol nacional, o Grêmio enfrenta o lanterna e virtual rebaixado Atlético-GO, neste sábado, às 16h30, na Arena do Grêmio, que voltará a contar com capacidade máxima após as enchentes que causaram destruição em toda Porto Alegre. O jogo é válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio viu a pressão aumentar após a derrota para o arquirrival Internacional por 1 a 0 e precisa dar uma resposta aos torcedores. O clube tricolor também continua correndo riscos de rebaixamento, apesar da confiança do técnico Renato Gaúcho. Atualmente, é o 13º colocado, com 35 pontos. O Corinthians, primeiro dentro do descenso, tem 32.
O Atlético-GO, por sua vez, já jogou a toalha, ao menos, é o que o próprio presidente Adson Batista afirmou diversas vezes durante as entrevistas. O clube goiano, que vem de um empate sem gols com o Cuiabá, é o lanterna, com 22 pontos. O Vitória, no 16º lugar, tem 32.
Há um tabu a ser quebrado no duelo. O Grêmio não vence o Atlético-GO desde 2020. No retrospecto geral, no entanto, tem vantagem. Foram oito vitórias gremistas, cinco atleticanas e cinco empates.
COMO VEM O GRÊMIO?
O técnico Renato Gaúcho indicou que poderá colocar em campo uma equipe mais ofensiva para buscar a vitória sobre o Atlético-GO. Como Dodi está suspenso, o treinador ensaiou colocar Pepê ou até mesmo Edenílson no meio de campo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Renato também preparou algumas mudanças no setor ofensivo. Cristaldo e Aravena devem ficar como opções. Soteldo e Pavón são cotados para iniciar o embate. Monsalve é outro que tem grandes chances de iniciar entre os titulares.
Desfalque contra o Inter, Kannemann ainda não tem retorno confirmado. Caso o veto se confirme novamente, a dupla defensiva será formada mais uma vez por Jemerson e Rodrigo Ely. Além de Dodi, o atacante Diego Costa também está suspenso.
“No geral, há uma enorme pressão sobre os jogadores aqui. Todos têm opinião sobre você. O futebol é a vida das pessoas aqui, e você sente isso em todo lugar. Estamos usando isso como motivação”, disse Braithwaite.
E O ATLÉTICO?
Do outro lado, o Atlético-GO terá reforços importantes. O técnico Umberto Louzer poderá contar com o lateral Guilherme Romão e com o atacante Luiz Fernando. Ambos estavam suspensos.
Com a volta de Guilherme Romão, Alejo Cruz não precisará mais ser improvisado na lateral e poderá atuar no meio de campo, provavelmente, na vaga de Rhaldney. Já Luiz Fernando retorna no lugar de Janderson. Ainda no ataque, Hurtado e Derek brigam por posição.
“O retorno desses atletas e poder contar com boa parte do elenco possibilita alternativas para termos variações. E também possibilidade de trocas. Isso facilita e pode mudar a partida. Você consegue ter entre os suplentes mais alternativas”, disse Louzer.