Maceió, AL, 10 (AFI) – O ex-atacante Xavier, lenda no futebol das Alagoas dos anos 1960/70, morreu na noite desta segunda-feira, em Penedo, no interior alagoano. Xavier estava com 86 anos e vinha em estado clínico ruim há algum tempo.
Nascido em Penedo-AL no dia 28 de agosto de 1938 e batizado José Augusto Xavier, o ex-atacante foi revelado pelo Penedense, mas logo chamou a atenção do Bahia-BA, onde ficou por duas temporadas.
SUCESSO EM TIMES DO NORDESTE E PASSAGEM PELA FERROVIÁRIA
Depois fez sucessos por outros times nordestinos como Botafogo-PB, Campinense-AL, Galícia-BA, Fluminense de Feira de Santana-BA, CRB-AL, CSA-AL, Itabaiana-SE e Santa Cruz-AL.
Xavier também teve uma passagem pelo Botafogo do Rio de Janeiro e, no Estado de São Paulo, jogou pela Ferroviária de Araraquara.
Mas seus melhores momentos foram com a camisa do Penedense, onde jogou por várias e diferentes temporadas e é considerado o maior ídolo da história do clube.
XAVIER JOGOU ATÉ 46 ANOS
Xavier tinha um potente chute, velocidade e sabia usar seu avantajado corpo na briga contra os zagueiros. Conhecido como “Flecha Negra”, jogou profissionalmente até 46 anos, tendo “pendurado as chuteiras” somente em 1986 jogando em equipes do interior de Alagoas.
Ao encerrar a carreira, Xavier continuou morando em Penedo, onde será sepultado nesta terça-feira.