NOTÍCIAS

Primeiro confronto entre Ponte Preta e Portuguesa foi em 1926

Campinas, SP , 20 (AFI) – Embora Ponte Preta e Portuguesa já tinham um retrospecto de jogos amistosos desde 1926, o primeiro jogo valendo pelo Campeonato Paulista de Profissionais só aconteceu no dia 24 de junho de 1951, no Estádio do Pacaembu (foto em destaque), em São Paulo.

Era o terceiro confronto da Macaca na história da divisão de elite estadual, em que terminaria com a sexta colocação entre os 15 participantes. O placar terminou 1 a 1, gol de Lanzoninho, para a Ponte.

Paulistão: Primeiro confronto entre Ponte Preta e Portuguesa foi em 1926 3

A Ponte jogou com Ciasca; Bruninho e Salvador; Inglês, Raul Dias e Rodrigues; Isabelino, Lanzoninho, Isaldo, Moacir e Rovério. O técnico era José Agnelli (foto). A Portuguesa atuou com Muca, Macuco e Nino; Santos, Brandãozinho e Ceci; Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão.

Antes de ser Portuguesa de Desportos, a Lusa era chamada de Portuguesa de Esportes, que foi fundada em 1923. A partir de 1940, com a fusão de outras equipes de origem lusitana surgia a atual denominação. O primeiro jogo com a “primeira portuguesa” foi em 4 de maio de 1926, no Campo do Hipódromo Campineiro, que ficava no bairro do Bonfim, onde hoje se localiza o Sesc Campinas, e terminou 4 a 1 para os visitantes.

Ao todo, nestes 99 anos de história, já se vão 124 confrontos em 99 anos de duelos, com 41 vitórias da Ponte, 36 empates e 47 derrotas, considerando jogos amistosos e oficiais. São 151 gols marcados pela Ponte e 172 gols sofridos, com saldo negativo de 21.