NOTÍCIAS

Após 9 rodadas, só 1 lanterna escapou do rebaixamento nas últimas 6 edições

Ribeirão Preto, SP, 20 (AFI) – O Comercial poderá amargar seu segundo rebaixamento consecutivo no Paulistão, se depender do retrospecto dos últimos anos. Desde 2019, quando a Série A3 ficou com 16 clubes e sempre cada time disputou 15 rodadas na 1ª fase, somente uma equipe escapou da queda após terminar a 9ª rodada na lanterna. Em 2023, o Sertãozinho tinha um ponto a mais que o Bafo (6) e terminou em 14º lugar (uma posição acima da degola) com 16 pontos.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora

Nas outras cinco edições do Paulistão Série A3, os lanternas após a 9ª rodada caíram e o único que não amargou o rebaixamento na última colocação foi o Nacional, que foi o penúltimo. O Comercial somou apenas cinco pontos até aqui e matematicamente ainda pode se classificar, mas teria que vencer os últimos seis jogos, para somar 23 pontos. A realidade do Bafo neste momento é a luta contra a queda.

13 PONTOS

O número mínimo de pontos somados pelo 14º colocado (primeiro acima da zona do rebaixamento) nas últimas seis edições foi de 13 pontos. Em quatro anos, os clubes escaparam com essa pontuação foram: Olímpia (2019 e 2021), Barretos (2020) e Sertãozinho (2022). Dos 18 pontos em disputa, o Comercial precisa somar oito (duas vitórias e dois empates) em seis partidas. Nas nove primeiras rodadas, o time ganhou um jogo, empatou dois e perdeu seis.

Mesmo em caso de vitória na próxima rodada, o Comercial não deixará a lanterna do Paulistão Série A3, pois o penúltimo colocado é o EC São Bernardo com nove. A mesma pontuação tem o XV de Jaú (14º lugar), que está uma posição acima do rebaixamento, mas com um jogo a menos. Neste sábado (22), às 15h, o Bafo recebe a Francana, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, pela 10ª rodada. No ano passado o clube caiu na Série A2, também sendo o lanterna com seis pontos.

Todos os lanternas desde 2019, após a 9ª rodada e como terminaram a 1ª fase:

2019 – São Carlos 4 pontos – caiu em último lugar com 8 pontos

2020 – Paulista 4 pontos – caiu em último lugar com 11 pontos

2021 – Penapolense 3 pontos – caiu em último lugar com 7 pontos

2022 – Nacional 5 pontos – caiu em penúltimo lugar com 9 pontos

2023 – Sertãozinho 6 pontos – escapou em 14º lugar com 16 pontos

2024 – Matonense 1 pontos – caiu em último lugar com 1 ponto

Confira também: