Erechim, RS, 18 (AFI) – O Ypiranga entra em campo, pela 2ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, em um compromisso pioneiro em toda a história. Neste sábado (19), no Colosso da Lagoa, o Canarinho mira reabilitação na Terceirona frente ao Itabaiana, que busca manter o bom desempenho; bola rola às 19h30.
Os gaúchos largaram na Série C com derrota para o Londrina, ficando na vice-lanterna sem sequer pontuar. O Tremendão da Serra, por outro lado, venceram o Náutico no duelo de abertura da competição, somando os primeiros três pontos e ocupando a 4ª colocação, tentando assim não ficar distanciado dos líderes.
CANARINHO MODIFICADO
O Ypiranga chega para sua estreia como mandante com duas alterações entre os 11 iniciais, além do sistema tático e de uma dúvida. A primeira destas novidades envolve o lateral-esquerdo Caíque, recém-contratado, que ganha a vaga de Pedrinho; também novato no time, o atacante Maxuel disputa espaço com Cristiano após atuação ruim de seu companheiro.
A segunda substituição na escalação do Ypiranga é no meio-campo. Se na abertura o volante Luciano começou como titular, a tendência agora gira em torno da entrada do meia Danielzinho, fazendo os gaúchos saírem do 4-4-2 com três meio-campistas marcadores e um armador para ter dois em cada um dos setores. O técnico Matheus Costa, por sua vez, está fora após testar positivo para influenza, sendo substituído por Leandro Nieheus interinamente.
Matheus, inclusive, espera poder aprender com os erros do revés para evoluir no decorrer do certame. O comandante projeta que o Ypiranga faça o dever de casa: “A estreia fica de lição, pois o Londrina competiu muito mais. Esta derrota fica de aprendizado, porque é uma competição longa e a gente sempre precisa estar pontuando. Deixamos a desejar em muitos aspectos, mas agora é virar a página porque precisamos fazer nosso dever de casa e conquistar três pontos”, assegurou.
BASE MANTIDA
O Itabaiana chega para o embate contra o Ypiranga sem novidades. Com força máxima depois de largar vencendo na Série C, o Tremendão tem grande possibilidade de repetir a escalação da abertura, pois venceu quando atuou diante de sua torcida e teve boa atuação ao longo dos 90 minutos, mesmo que algumas substituições tenham surtido efeito positivo.
A única novidade, inclusive positiva, é no setor defensivo. O zagueiro Gustavo Fagundes, recontratado pelo Tricolor da Serra para disputa da Terceirona, está concluindo processo de transição física após lesão sofrida quando ainda estava no Rio Claro; defensor atuou pelo clube sergipano na última Série D, sendo praticamente titular absoluto.
Invicto fora de casa há oito meses, o Tricolor da Serra tenta ampliar a sequência positiva. Para isso, o treinador Roberto Cavalo admite uma logística pesada, mas priorizando deixar a equipe focada: “Teremos um desgaste muito grande, mas o importante é que essa vitória dá mais entusiasmo aos nossos jogadores e eles se recuperam até mais rápido. É uma logística preocupante, mas tenho certeza que até o jogo dá para recuperar bem esses atletas, fazer um bom jogo contra o Ypiranga e buscar a vitória”, declarou Cavalo.