NOTÍCIAS

Flamengo x Fluminense – Fla-Flu da reabilitação

Rio de Janeiro, RJ, 20 (AFI) – Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h30, no Maracanã, em mais uma edição do clássico que movimenta o futebol carioca e pode marcar o início de uma nova fase para ambas as equipes. Ainda digerindo os efeitos da disputa do Mundial de Clubes, rubro-negros e tricolores chegam pressionados, após derrotas no retorno ao Campeonato Brasileiro.

Na última rodada, o Flamengo perdeu para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, enquanto o Fluminense foi superado por 2 a 0 pelo Cruzeiro, dentro de casa, num jogo que marcou a despedida de Jhon Arias, negociado com o Wolverhampton.

A ausência do colombiano é apenas uma das dores de cabeça do técnico Renato Gaúcho, que busca uma nova identidade ofensiva para seu time, agora sem uma de suas principais referências.

O Fluminense, no entanto, voltou do Mundial valorizado. A equipe foi a brasileira que chegou mais longe na competição, alcançando a semifinal e deixando boa impressão. O Flamengo, por outro lado, viu a pressão aumentar, não só pelos resultados irregulares, mas também pelos conflitos internos — com destaque para o atrito público entre o técnico Filipe Luís e o atacante Pedro, que pode reaparecer no banco.

Na tabela, a situação é mais confortável para o Flamengo, que ocupa a segunda posição com 27 pontos — três a menos que o líder Cruzeiro. O Fluminense aparece em sétimo, com 20, tentando se manter na zona de classificação para a Libertadores e para reencontrar um desempenho mais consistente.

FLAMENGO COM PEDRO

A principal novidade no Flamengo será a presença do centroavante Pedro entre os relacionados, ficando no banco de reservas. ele não foi relacionado nos últimos dois jogos, na vitória sobre o São Paulo por 2 a 0 e na derrota para o Santos, por 1 a 0. Pedro teria feito ‘corpo mole’ para ser afastado.

O Flamengo segue sem os laterais Ayrton Lucas e Alex Santos, além do volante Erick Pulgar, todos lesionados. Com isso, Varela deve seguir improvisado na lateral-esquerda mais uma vez. 

Suspenso, Bruno Henrique está fora, e Wallace Yan surge como o favorito para assumir a vaga no ataque, com Everton Cebolinha correndo por fora. Pedro, apesar do pedido público de desculpas, deve continuar fora do time titular. A saída de Gerson, vendido ao Zenit, também exige ajustes no meio-campo.

“O campeonato é longo, temos que levantar o ânimo, porque temos um clássico contra um adversário que vem motivado pelo grande Mundial que fez, e nunca é fácil jogar contra o Fluminense”, destacou o técnico Filipe Luís.

FLUMINENSE COM JOHN KENNEDY

No lado tricolor, a maior novidade será a presença de John Kennedy entre os relacionados. ele voltou ao clube nesta semana, depois de ter problemas no Pachuca do México.

A missão de Renato Gaúcho é reconfigurar a equipe após a saída de Arias. Serna e Keno disputam a vaga aberta no ataque, com Lima também como opção. A presença do meia Paulo Henrique Ganso ainda é dúvida, o que pode mexer na estrutura do meio-campo.

“Tenho que revezar o grupo e sei quem está melhor. Temos que jogar a cada três dias, esse é o futebol brasileiro. Precisamos recuperá-los e ir com uma postura diferente para enfrentar o Flamengo”, disse Renato.

O RETROSPECTO

O retrospecto entre Flamengo e Fluminense, denominado Fla-Flu, é equilibrado. Ao todo, as equipes se enfrentaram 453 vezes, com 166 vitórias do Flamengo, 142 do Fluminense e 145 empates.