Campinas, SP, 06 (AFI) – Mesmo jogando fora de casa, a Ponte Preta venceu o Dérbi 211 diante do Guarani, por 1 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, pela rodada de estreia da 2ª fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Jonas Toró, no fim do primeiro tempo, em clássico marcado por confusão nas arquibancadas.
COMO FICA?
Com a vitória, a Ponte Preta chegou a três pontos no Grupo C e, portanto, na liderança. O Guarani segue sem pontuar no mesmo grupo. Brusque e Náutico ainda jogarão no domingo. Apenas os dois primeiros garantem o acesso na Série B.
PRIMEIRO TEMPO COM GOL E CONFUSÃO
Como o esperado, o Dérbi Campineiro começou truncado, mas com poucas chances perigosas. O Guarani conseguiria uma boa chegada ofensiva com Kelvi Gomes, mas a defesa da Ponte Preta conseguiu se recuperar a tempo.
Aos 17, porém, um grande susto para a torcida bugrina. Homem da bola parada, Élvis cobrou falta com perfeição para Jeh, que completou de cabeça para balançar a rede. Entretanto, o VAR pegou impedimento de Wanderson, que participou da jogada segundo análise do árbitro, e o gol foi anulado.
Aos 33, Jeh teve uma grande chance em contra-ataque. Ele ganhou na velocidade, mas chutou mascado e perdeu. Pouco depois, aos 36, o jogo foi paralisado por confusão generalizada nas arquibancadas, entre a torcida do Guarani e policiais, já que não havia torcida da Ponte Preta. Assim como os clássicos da capital, o Dérbi Campineiro é realizado com torcida única por determinação do Ministério Público.
Antes do intervalo, aos 44, o clima ficou ainda mais pesado no Brinco de Ouro, com gol da Ponte Preta. Bruno Lopes avançou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Jonas Toró conseguiu desviar e o goleiro Dalberson aceitou: Guarani 0 x 1 Ponte Preta.
SEGUNDO TEMPO
Na volta após o intervalo, o Guarani se mostrou com outra postura e buscou o empate. Logo na primeira chance, Emerson Barbosa ficou com sobra na área, mas chutou em cima da marcação, levando perigo. A Ponte Preta, com a vantagem no placar fora de casa, buscou controlar mais a posse de bola para seguir em vantagem.
Aos 23 minutos, Jeh quase marcou o segundo. Após bate e rebate, a bola sobrou para Jeh, que chutou de bico, mas Dalberson salvou o Guarani com o pé. O Guarani tentou responder com chute de longe de Emerson Barbosa, mas a bola saiu por cima.
Aos 32, Jeh perdeu outra grande oportunidade para deixar a Ponte Preta em situação ainda mais confortável. Em contra-ataque, ele saiu na cara do goleiro, mas tentou chutar colocado e acabou tirando do goleiro e também do gol.
Depois, a Ponte Preta optou por fazer alterações defensivas e conseguiu segurar bem a vantagem. O Guarani, por sua vez, não conseguiu demonstrar força ofensiva para buscar o empate.
PRÓXIMOS
Os dois times voltam a jogar na próximo final de semana. No sábado, às 17h, o Guarani visita o Náutico nos Aflitos, em Recife (PE). No dia seguinte, às 19h, é a vez da Ponte Preta receber o Brusque no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).