AO VIVO

Centro em Ação une Prefeitura e Câmara na revitalização da região central – CGNotícias

Lideranças políticas, representantes dos comerciantes, moradores, especialistas e representantes da Prefeitura se reuniram nesta sexta-feira (3) para debater as ações voltadas à revitalização da região central de Campo Grande. A Prefeitura apresentou as medidas já implementadas por meio do programa Centro em Ação, iniciativa estruturada para devolver protagonismo ao Centro da Capital. Também foi pontuada uma série de ações que estão sendo executadas, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, que reuniu representantes de entidades da sociedade civil.

Ações já em andamento

Entre as iniciativas destacadas estão o Programa Ronda Segura, que integra a Guarda Civil Metropolitana e empresários para ampliar a sensação de segurança; os novos investimentos pelo Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (PRODES), como a instalação do Hospital Hapvida, com R$ 100 milhões em investimentos, e do Hotel Slaviero Campo Grande, com R$ 50 milhões também em investimento; além do Protocolo de Intenções firmado com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, universidades e entidades empresariais, com foco em segurança, inovação, imóveis abandonados e desenvolvimento econômico.

Governo de MS articula estratégias para enfrentamento à intoxicação e prepara ações integradas e conjuntas

TERMO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DA CHAMADA PUBLICA Nº º. 01/2025 – Prefeitura Municipal de Bonito

Outro ponto de evidência é a parceria com universidades para elaborar um plano de ação voltado aos imóveis abandonados, incluindo geoprocessamento, planos de negócios e soluções jurídicas e de marketing para viabilizar novos usos. Também foram apresentados o Programa SANDBOX CG, ambiente regulado para experimentação de produtos, serviços e processos inovadores, e a Confraria do Centro, encontros periódicos de diálogo direto entre a Prefeitura, empresários e comerciantes.

União institucional pelo Centro

O arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, consultor do projeto, ressaltou a importância de preservar a identidade histórica da Capital, afirmando que o Centro é a certidão de nascimento de Campo Grande. “É preciso também atenção especial ao Centro Histórico, além da promoção de eventos turísticos e ações culturais permanentes no local. É preciso reunir toda a sociedade em um esforço integrado”.

O vereador Professor Riverton ressaltou a importância da mobilização conjunta.“Essa Casa tem que ter papel fundamental nessa discussão. Vamos ter uma comissão específica para que os vereadores acompanhem de perto todas as demandas, ideias e projetos relacionados ao Centro”.

Nova Lima terá combate ao Aedes reforçado com o fumacê  – CGNotícias

MS segue sem casos confirmados de sarampo em 2025 e nota técnica mantém vigilância e bloqueio vacinal

O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy, destacou que a iniciativa dialoga com os esforços do Executivo. “De uma forma transversal, vários setores do Executivo Municipal, mais a Câmara, estarão trabalhando pelas necessidades do Centro”.

Compromisso com a transformação

Durante o debate, lideranças do setor produtivo também manifestaram apoio às medidas em curso. O presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Geraldo Barbosa de Paiva, lembrou que o Centro já possui toda a infraestrutura. “A cidade precisa desse movimento. O Centro possui infraestrutura pronta, mas precisa ser revitalizado em todos os horários”, disse, reforçando que é essencial aproveitar a oportunidade para reverter esse processo de esvaziamento.

A secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Catiana Sabadin, ressaltou que a discussão trouxe à tona pontos essenciais para a recuperação do Centro. “A reforma do Hotel Campo Grande, a instalação de um hospital particular, a ocupação de prédios pela Fecomércio, a revitalização do Horto Florestal, a inauguração da Vila dos Idosos e a requalificação da antiga rodoviária, que contará com a presença da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat). A transformação da região exige mais do que obras de infraestrutura”.

Ela acrescentou ainda que outro ponto em andamento é o Censo da população em situação de rua, fundamental para orientar políticas e programas específicos de atendimento.

Caminhos para o futuro

Com o engajamento da Prefeitura, Câmara, entidades e da sociedade civil, o programa Centro em Ação se consolida como instrumento para devolver vitalidade ao coração de Campo Grande. A revitalização prevê mais segurança, estímulo à inovação, geração de empregos e novas oportunidades de negócios, fortalecendo o comércio local e ampliando a qualidade de vida da população.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra vereadores e gestores do Executivo durante Audiência Pública.