NOTÍCIAS

Ponte Preta vai decidir título da Série C em casa. Entenda!

Campinas, SP, 12 (AFI) – Ponte Preta e Londrina vão decidir o título do Campeonato Brasileiro da Série C de 2025. A definição aconteceu neste sábado à tarde quando foi disputada a sexta rodada do quadrangular final. Os finalistas também garantiram o acesso para a Série B de 2026 ao lado de Náutico e São Bernardo.

Curiosamente estes foram os times de melhores campanhas na primeira fase, com exceção do Caxias-RS. O time gaúcho terminou a fase classificatória em primeiro lugar, com 37 pontos. Mas sucumbiu no Quadrangular Final, quando somou apenas 4 pontos no Grupo B, ficando na lanterna. (Veja a Classificação!)

Ainda na primeira fase, Ponte Preta e Náutico somaram 36 pontos, enquanto Londrina e São Bernardo, 30 pontos cada. – VEJA A CLASSIFICAÇÃO !

Milhares de torcedores na frente do Majestoso para festejar chegada
do ônibus da Ponte Preta. Foto: Julio Cesar Costa

DOIS JOGOS NA FINAL

A final vai ser disputada em dois jogos, provavelmente nos dois próximos finais de semana. Como tem melhor campanha, a Ponte Preta fica com a vantagem de disputar o segundo jogo como mandante, diante de sua torcida.

O estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, completou em setembro 77 anos (12/setembro/1948). E foi um grande trunfo pontepretano no quadrangular final, sempre com a presença de sua fanática torcida. Na sexta rodada, no Dérbi 212, quando enfrentou o rival Guarani, teve um público de 17.363 torcedores.

O time campineiro, um dos mais antigos do Brasil (fundado em 1900), não tem nenhum título nacional. O Londrina foi campeão em 1980 da Taça de Prata, como era chamada na época a Série B.

Ano passado o campeão foi o Volta Redonda-RJ e o vice o Athletic-MG. Também subiram da Série C para a Série B: Ferroviária-SP e Remo-PA.

Os quatro novos times da Série B de 2026

QUEM SUBIU

Exceto o São Bernardo, que chega pela primeira vez à Série B do Brasileiro, os outros três estão acostumados a participar da segunda divisão nacional.

A Ponte Preta volta à Série B um ano após ser rebaixada e vai participar pela 25ª vez. O Londrina caiu em 2023 e já disputou a Série B por 26 temporadas, enquanto o Náutico já esteve em ação por 23 oportunidades, a última em 2022.

Os quatro times que estiveram no quadrangular e não conseguiram o acesso vão seguir na Série C em 2026: Caxias-RS, Floresta-CE, Guarani e Brusque-SC. Eles vão ter companhia dos quatro clubes que subiram da Série D: Barra-SC (campeão), Santa Cruz-PE (vice-campeão), Maranhão-MA e Internacional de Limeira-SP.

Novos integrantes da Série C em 2026

RODADA DECISIVA

Quatros jogos foram disputados pela sexta rodada, com apenas a Ponte Preta entrando com o acesso garantido à Série B.

Em Campinas no Dérbi 212, a Ponte Preta venceu por 2 a 0 o Guarani, com gols de Bruno Lopes e Luiz Felipe e terminou na liderança do Grupo C com 13 pontos. A segunda vaga de acesso ficou com o Náutico que venceu por 2 a 1 o Brusque, em Recife (PE). O time pernambucano ficou com oito, o Guarani com sete e o Brusque com seis.

O gramado do Estádio dos Aflitos foi invadido pela torcida após o apito final. O jogo foi muito intenso. O Náutico saiu na frente com Hélio Borges, no primeiro tempo, mas cedeu o empate aos 29 minutos do segundo tempo, com um gol contra do zagueiro Matheus Silva. O gol da vitória saiu aos 41, com Paulo Sérgio cobrando pênalti.

No Grupo B, o Londrina terminou como líder com 10 pontos ao empatar por 1 a 1, em casa, com o São Bernardo, vice-líder com sete. O time paulista garantiu o acesso somente pelo número de gols marcados – 4 a 2 – em relação ao Floresta-CE, que terminou também com sete pontos após empatar por 1 a 1 com o Caxias, no Sul, lanterna com quatro.

COMENTÁRIOS DOS JOGOS DA 6ª RODADA: