NOTÍCIAS

Palmeiras e Flamengo decidem a final da Libertadores 2025 em Lima

Campinas, SP, 29 (AFI) – Campinas, SP, 29 (AFI) – A grande final da Copa Libertadores vai reunir dois gigantes do futebol brasileiro neste sábado. Em confronto que reúne os dois principais clubes do país na atualidade, Palmeiras e Flamengo se enfrentam às 18h, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O jogo definirá o posto de maior campeão brasileiro do torneio, já que o time que vencer chegará a marca de quatro títulos e deixará para trás São Paulo, Santos e Grêmio, todos com três conquistas.

O Palmeiras chega com o time titular descansado, já que Abel Ferreira usou uma escalação alternativa na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, na última terça-feira. O clube faz grande campanha na Libertadores. Depois de terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, eliminou Universitario-PER, River Plate e LDU no mata-mata.

O Flamengo usou um time misto no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG e ficou mais perto de conquistar o Brasileirão deste ano. A trajetória rubro-negra na Libertadores começou com altos e baixos na fase de grupos e ganhou capítulos emocionantes no mata-mata. O time superou Internacional, Estudiantes (nos pênaltis) e Racing para garantir sua vaga na final do maior torneio da América do Sul.

PALMEIRAS

O zagueiro Bruno Fuchs deve ser improvisado no meio-campo e atuar como volante ao lado de Andreas Pereira, vencendo a concorrência de Aníbal Moreno. Gustavo Gómez e Murilo devem formar a dupla de zaga titular.

Os meias Raphael Veiga e Allan devem ser novidades no setor ofensivo. Preservados por Abel Ferreira contra o Grêmio, eles são cotados para formarem o quarteto ofensivo junto com Flaco López e Vitor Roque.

A comissão técnica tem desfalques importantes para o confronto: o goleiro Weverton, em tratamento de uma fratura na mão direita, o meia Lucas Evangelista, que se recupera de uma grave lesão na coxa direita, e o atacante Paulinho, fora por causa de uma fratura por estresse na tíbia direita.

O técnico Abel Ferreira chega em alta depois de confirmar que seguirá no Palmeiras em 2026. O português tem contrato até o final do ano, mas já antecipou que ficará no comando da equipe alviverde na próxima temporada.

“Minha palavra vale mais que uma assinatura. Não precisei assinar em janeiro ou dezembro para dizer que continuo. Se sou diferente, poderia ter saído há muito tempo. Eu decidi ficar pelo Palmeiras e pela minha família.”, disse ao GE.

FLAMENGO

O Flamengo conta com um retorno importante para a final. O zagueiro Léo Ortiz está recuperado de uma lesão no tornozelo e voltou a treinar com o elenco. Sem entrar em campo desde a semifinal contra o Racing, ele vive a expectativa de formar a dupla de zaga titular com Léo Pereira. Caso o técnico Filipe Luís decida preservar Ortiz, Danilo pode seguir entre os onze inicias.

A concorrência no ataque é o destaque na preparação rubro-negra. Em alta, Everton Cebolinha é cotado para começar jogando do lado esquerdo, já que não foi titular contra o Atlético-MG. Carrascal, meia capaz de atuar pelos dois lados do campo, deve atuar pela direita. Luiz Araújo também é opção.

O volante Allan é dúvida para o confronto. O jogador está recuperado de uma ruptura da fáscia plantar do pé direito, mas pode ser preservado, já que a comissão técnica ainda tem como opções no banco Saúl Ñiguez e Evertton Araújo. Os atacantes Gonzalo Plata, que cumpre suspensão, e Pedro, em recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, são desfalques confirmados.

O técnico Filipe Luís comentou sobre o seu mental para a decisão da Libertadores e destacou a preparação para o duelo mais importante da temporada.

“Mentalmente, estou mais feliz do que nunca, pois estou fazendo o que eu amo. Quanto mais pressão, quanto mais as coisas são difíceis, mais eu desfruto desse trabalho. O foco é preparar esse jogo da melhor maneira possível, dar o caminho muito claro do que os jogadores precisam fazer em campo para tentar vencer.”, comentou.