NOTÍCIAS

Fluminense domina com a garotada em 2024

Campinas, SP , 24 (AFI) – Nesse fim de ano, o Portal Futebol Interior relembra como foram os principais torneios da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) das categorias de base. Fluminense e São Paulo dominaram as categorias de base no ano de 2024. Os “garotos de Xerém” levaram os títulos do Brasileirão Sub-17, Copa do Brasil Sub-20 e também a Copa do Brasil Sub-17.

O São Paulo garantiu a Copa do Brasil Sub-20. O Palmeiras venceu o Brasileirão Sub-20. No feminino, o Flamengo-RJ ficou com o título do Brasileirão Sub-20 e o Internacional garantiu o Brasileirão Sub-18.

BRASILEIRO SUB-20

No Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras bateu o Cruzeiro na final, por 3 a 0, após ter empatado o primeiro jogo em 2 a 2. Diante de um Allianz Parque com boa presença de público, Allan e Coutinho (duas vezes) marcaram os gols da vitória palestrina e garantindo mais um título da competição. Esta foi a terceira vez que o clube conquistou o Brasileirão Sub-20.

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Os garotos do Palmeiras tiveram espectadores de luxo na decisão. Dos camarotes do Allianz Parque, o técnico Abel Ferreira e diversos jogadores do time profissional, como Marcos Rocha, Dudu, Gustavo Gómez, Piquerez, Flaco López, dentre outros, acompanharam o título.

BRASILEIRO SUB-17

Na categoria Sub-17, o Fluminense foi o campeão, quando bateu o Palmeiras no Allianz Parque, por 2 a 0. Aos 21 minutos, Isaque abriu o placar em cobrança de pênalti. Aos 49 minutos, Wesley Natã recebeu ótimo passe, driblou o goleiro Kauan Lima e ampliou. Na etapa final, o Palmeiras foi com tudo ao ataque e pressionou, mas não conseguiu evitar a derrota.

Fotos: Leonardo Brasil/FFC

COPA DO BRASIL SUB-20

Na Morumbis, em jogo único, o São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 2. O time tricolor chegou a estar perdendo o jogo por 2 a 0, mas mostrou poder de reação para buscar a virada com gols de Ryan Francisco (dois) e Ferreira. Thalys (de pênalti) e Luighi fizeram os gols alviverdes. É o quarto título tricolor na competição, que já tinha vencido em 2015, 2016 e 2018. 

Foto: Rubens Chiri e Miguel Schincariol/Saopaulofc.net)

Além dos 15 mil torcedores no Morumbis, o São Paulo contou com apoio de presenças ilustres do time profissional: o técnico Luis Zubeldía, além de Rafinha e Wellington Rato.

Ao conquistar pela quarta vez a Copa do Brasil sub-20, o São Paulo aumentou a vantagem como o maior campeão da competição. O Palmeiras vem atrás, com duas taças, enquanto Atlético-MG, Cruzeiro, Vitória, Vasco, Inter, Santos e Coritiba ganharam uma vez cada um.

COPA DO BRASIL SUB-17

Em uma final eletrizante, o Fluminense conquistou a Copa do Brasil Sub-17 sobre o São Paulo, nesta quarta-feira (1º). Após ficar atrás do placar, o Tricolor carioca mostrou a força das suas categorias de base e conseguiu a virada por 2 a 1, aos 50 minutos do segundo tempo, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

Gustavo abriu o marcador para o São Paulo, mas Isaque e Riquelme Felipe garantiram a vitória e o título tricolor. A dupla, inclusive, foi responsável por 11 gols na competição. Isaque, inclusive, terminou como artilheiro da Copa, com seis gols.

Créditos: Staff Images / CBF

Depois de dois vice-campeonatos, em 2018 e 2020, o clube das Laranjeiras e de Xerém levantou o troféu da Copa do Brasil Sub-17 pela primeira vez.

BRASILEIRO FEMININO SUB-20

O Flamengo conquistou pela primeira vez na história o título do Brasileirão Feminino Sub-20 após golear o Botafogo por 7 a 0, na noite desta quinta-feira (14) no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Anna Luiza, Mariana (2), Núbia, Giovanna Franco e Pimenta (2) marcaram os tentos do triunfo de 7 a 0 que sacramentou a conquista rubro-negra.

Foto: Paula Reis / CRF

Com esta conquista o Rubro-Negro da Gávea se junta a um seleto grupo de equipes que já venceram a competição: Internacional (com três conquistas), Fluminense (com um troféu) e São Paulo (com uma vitória).

BRASILEIRO FEMININO SUB-17

No duelo entre as últimas duas campeãs da competição, o Grêmio e Internacional empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar. Mas nos pênaltis, a goleira Camilly brilhou com duas defesas para garantir o segundo título da equipe no Brasileiro Sub-17.

O Internacional teve mais jogadas de perigo no ataque. Mas o Grêmio soube ser mais preciso nas suas chances para fazer os gols que garantiram a vitória tricolor no clássico. Porém, o time perdeu força com as substituições, dando espaço para o Inter empatar nos últimos minutos. Nas penalidades, o Internacional venceu por 4 a 3 para levantar a taça.

ESPECIAL BASE DE TORNEIOS DA CBF: Fluminense domina com a garotada em 2024 8

Histórico da competição

Esta foi a terceira edição do Campeonato Brasileiro Sub-17 de futebol feminino. Antes disso, a CBF organizava uma competição equivalente, mas na categoria sub-16. Em 2022, o Internacional ficou com o título após vencer o Santos por 3 a 1 no placar agregado (a edição contou com dois jogos na final). No ano passado, o Grêmio foi o campeão após derrotar o Flamengo nos pênaltis, após um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Agora, com a vitória nos pênaltis clássico Gre-Nal, o Internacional se tornou o primeiro bicampeão do Brasileiro Sub-17 de futebol feminino.