NOTÍCIAS

Renato Paiva valoriza vantagem do Botafogo na Copa do Brasil

Rio de Janeiro, RJ, 01 (AFI) – O Botafogo estreou na Copa do Brasil com o pé direito. Em busca do inédito título da competição, o clube venceu o Capital-DF por 4 a 0, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da terceira fase do torneio. Alex Telles, Igor Jesus, Artur e Rwan Cruz marcaram os gols da vitória alvinegra. Depois de ficar quatro jogos sem vencer, o clube conseguiu dois triunfos consecutivos e voltou a animar a torcida de olho na sequência da temporada.

ANÁLISE

Em entrevista coletiva concedida após o jogo, o técnico Renato Paiva valorizou o resultado elástico aplicado pelo Botafogo no jogo de ida. O comandante alertou que é preciso atenção na próxima partida, mas reconheceu que a equipe está com a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil muito bem encaminhada.

“Resultado elástico dá a possibilidade de olhar para o jogo de volta de forma estratégica, mas sempre desconfiando do futebol, claro. Na teoria, somos mais fortes (que o Capital-DF). Hoje, fomos também. Acho que será difícil não se classificar, só se formos muito irresponsáveis de perder essa eliminatória. No entanto, cabe a mim ser responsável e olhar para o segundo jogo com seriedade. Mas temos essa planificação de jogos em três em três dias e dentro disso, vamos entender as melhores opções para cada partida. Não vamos lá para perder por três, dois ou um. Vamos para ganhar.”

ESTILO DE JOGO

Pela segunda partida consecutiva, Renato Paiva apostou em um esquema com quatro atacantes. Desta vez, Jeffinho e Rwan Cruz foram as novidades e atuaram com Artur e Mastriani. Igor Jesus e Savarino foram preservados e começaram no banco de reservados, mas o camisa 99 ainda teve tempo de balançar as redes.

“Sempre falo que neste sistema tático de dois camisas 9, de 4-4-2, é uma variação do jogo que nós temos. Nós começamos com o 4-2-3-1, aproveitando o que vinha sendo feito. Depois, quis variar com um 4-3-3, quando o Patrick jogava com o Marlon Freitas e o Gregore. Agora, queremos aproveitar algo mais arrojado, aproveitando as características dos jogadores que temos e que não temos, que também nos leva a tomar estas decisões e obviamente, encontrar aqui um triângulo de sistemas que confundam um pouco os nosso adversários. Me importa agora que os meus adversários tenham dor de cabeça, se vão se preparar para um 4-2-3-1, um 4-4-2 ou um 4-3-3, em função dos jogadores que temos frescos para atuar, em função estratégica dos jogos que vamos ter pela frente e dos adversários.”, explicou.

ANÁLISE

Renato Paiva comentou sobre a atuação do Botafogo e ‘aprovou’ o desempenho dos jogadores. O jogo da volta está marcado para o dia 22 de maio, no Estádio Mané Garrincha, às 21h30.

“Nossa circulação e movimentação foram muito boas. Depois do gol, baixamos um pouquinho. Corrigimos no intervalo e depois no contra-ataque nosso adversário gerou uma ou outra situação. Avaliação muito positiva, especialmente pelos jogadores que tem jogado menos, que deram boa resposta. Acho que é um resultado muito bom. A eliminatória não está fechada, mas nos dá porcentagem de irmos para a volta com alguma capacidade de encarar estrategicamente a partida de outra forma. Muito satisfeito pelo resultado e pela resposta dos jogadores.”

PRÓXIMO JOGO

Embalado pelos resultados positivos recentes, o Botafogo voltará a entrar em campo neste sábado, quando terá pela frente o Bahia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá na Arena Fonte Nova, às 21h.