NOTÍCIAS

GAS-RR 1 x 1 Águia-PA – Vaga escapou aos 49 do segundo tempo

Por Rivail Oliveira

Boa Vista, RR, 27 (AFI) – Esse futebol! O Águia de Marabá tinha a classificação na mão na partida diante do Atlético Sampaio-RR, na tarde deste domingo, no Estádio Canarinho, em Boa Vista-RR, pela 14ª e última rodada do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Mas acabou perdendo no último minuto. A equipe paraense vencia o Leão Dourado de Roraima por 1 a 0, com gol de Luciano Taboca no primeiro tempo.

Apesar da pressão do time de Roraima, que não tinha mais nenhuma chance de classificação, o time do Pará administrava bem o placar. Era só esperar o apito final. O jogo já estava nos acréscimos, mas o Águia não contava com um golaço aos 49 minutos do segundo tempo: uma bomba de Reina no ângulo que empatou o jogo em 1 a 1. Lembrando que, quando vencia por 1 a 0, o Águia ainda perdeu um pênalti que poderia ter definido o jogo.

Com o resultado, o Águia de Marabá acabou eliminado, terminando na quinta posição do grupo, com 20 pontos e cinco vitórias, perdendo a vaga para o Independência do Acre, que venceu o Manauara por 2 a 1 e chegou a 21 pontos e seis vitórias. A equipe de Roraima terminou na sétima posição, com 15 pontos e quatro vitórias. Nesse grupo, classificaram-se ainda a Tuna Luso, com 27 pontos, o Manauara, com 26, e o Manaus, com 23 pontos.

ÁGUIA MARCA E SAI NA FRENTE

A tônica do primeiro tempo no Canarinho foi do GAS, embora sem chances de classificação, partindo para o ataque, e o time paraense, que precisava ganhar para confirmar a vaga, sendo mais competente e saindo na frente do placar. O Leão Dourado começou a partida pressionando e, logo no início, Xapa arriscou um chute que passou perto da meta do Águia. Ele repetiu a dose antes dos cinco minutos. Aos nove, Diguinho tentou de fora da área para o time de Roraima, mas sem sucesso. Quatro minutos depois, Ygor arriscou e obrigou o goleiro Xandão, do Águia, a ficar atento.

A primeira chegada perigosa do time paraense aconteceu aos 15 minutos, com Romarinho. E, na segunda oportunidade mais incisiva, o Águia abriu o placar: aos 17, em cobrança de escanteio, Luciano Taboca desviou de cabeça, sem chances para o goleiro do GAS, fazendo 1 a 0 no Canarinho. O time de Roraima não se abateu e seguiu no ataque, agora com mais intensidade. Aos 32, quase empatou após um lance em que Kayo Vieira quase marcou contra — Xandão fez uma grande defesa.

Na sequência, Raylson Miranda perdeu um gol feito de cabeça, mandando para fora. Pouco depois, o mesmo Raylson voltou a cabecear com perigo e Xandão, novamente, fez uma ótima defesa. O Águia de Marabá também assustava: aos 40 minutos, GTA teve uma grande chance de ampliar, mas, na saída do goleiro Katê, mandou para fora. Fim do primeiro tempo em Boa Vista: Águia 1 a 0.

ÁGUIA PERDE PÊNALTI E GOLAÇO DO LEÃO ELIMINA PARAENSES

O Águia tinha tudo para garantir vaga na segunda fase no segundo tempo, mas tomou o empate no fim e acabou ficando de fora, perdendo a classificação para o Independência. O fato é que o período complementar começou como o final do primeiro: com o Leão Dourado de Roraima buscando o empate e o Águia ameaçando nos contra-ataques. E, numa destas respostas, o time paraense teve grande chance de ampliar, depois que a defesa do GAS cometeu pênalti em Luciano aos 12 minutos. Mas, na batida, o goleiro Xandão pegou a cobrança de GTA.

Depois desse começo mais agitado, o jogo caiu no segundo tempo e poucas chances foram criadas no Canarinho. Reina até tentou aos 28, em impedimento, para o Leão.

Na reta final do jogo, em Boa Vista, o GAS ainda teve ímpeto para buscar o gol com Elmi aos 35, com Rian, que quase fez gol olímpico aos 38 minutos, e com Reina aos 43. E, para premiar o esforço do time de Roraima, no finalzinho, aos 49 minutos, veio o empate. E foi um golaço: Reina pegou “na veia” e, com um chutaço de fora da área, mandou no ângulo, deixando tudo igual — resultado que tirou o time paraense da segunda fase.

Fim de jogo no Canarinho, na capital de Roraima: Atlético Sampaio 1 a 1 Águia de Marabá.

FICHA TÉCNICA

GAS-RR
1


1

Águia-PA


Fase:

Rodada:
14ª

Data:
27/07/2025

Árbitro:
Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO)

Assistentes:
Joverton Wesley De Souza Lima (RO) e Tiago Ferreira (RO)

Cartões Amarelos:
GAS: Ygor, Reina, Railson Queiros
Águia: Bruno Limão

GOLS:
GAS: Reina 49′ 2T
Águia: Luciano Taboca 17′ 1T

Estádio:
Canarinho

Local:
Boa Vista (RR)