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Visita técnica do Fonplata efetiva nova fase do programa de mobilidade “Sorocaba Tem Pressa” – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba efetivou mais uma fase do programa de mobilidade urbana “Sorocaba Tem Presa”, nesta semana, a partir da visita técnica da equipe do Fonplata – Banco de Desenvolvimento à cidade. O grupo vistoriou locais onde serão realizadas as obras e definiu questões administrativas e legais quanto à parceria com a Administração Municipal, mediante contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões, para executar uma série de obras de mobilidade urbana, a partir de 2023.

A equipe do Fonplata, formada pelo responsável pelo projeto do banco em Sorocaba, Eduardo Bogado, o especialista de aquisições Fredy Zarco e a especialista operacional Ana Tonello, chegou a Sorocaba na segunda-feira (12), data em que iniciou os trabalhos locais, sendo recebida no Paço Municipal, na terça-feira (13), pelo prefeito Rodrigo Manga.

“A partir de mais essa parceria, vamos dar uma nova ‘cara’ para Sorocaba, com a realização de obras esperadas há muitos anos pela população. Essa visita marca o início da transformação de um sonho em realidade. O ‘Sorocaba tem Pressa’ é um dos principais programas da atual Gestão, com obras que garantirão mais qualidade de vida para os sorocabanos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Também participaram do encontro os integrantes do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), setor da Prefeitura ligado à Secretaria de Administração (Sead), responsável por gerenciar os contratos de obras com o Fonplata. São eles: a coordenadora e responsável pela Unidade de Execução e Programa (UEP), Jessica Pedrosa; a coordenadora administrativa, Bárbara Braz; o diretor de área e gerente de Obras, Rodrigo Faria; o gestor de Obras e Projetos, Marcos Paulo Dionísio; o gestor socioambiental, José Carmelo de Freitas, e a secretária Monique Celestino.

“Essa visita é considerada pelo Fonplata como missão de arranque de trabalhos com Sorocaba, para viabilizar a execução das obras planejadas. Eles percorreram 54 quilômetros, visitando oito pontos da cidade. Também houve reuniões pontuais, para tratar de assuntos financeiros, sociais, ambientais e técnicos para iniciar o contrato”, explica a responsável pelo CADI.

O responsável pelo contrato do Fonplata em Sorocaba, Eduardo Bogado, agradeceu a confiança da Administração na viabilização da parceria e colocou sua instituição à disposição para garantir a melhor execução possível das obras, dentro do prazo. “Sorocaba é uma das principais cidades do Brasil e está em franco crescimento. Nessa visita que fizermos, inclusive, pudemos perceber que a cidade está muito bem cuidada”, completou.

 

Obras via Fonplata

Dentre as obras previstas no contrato com o Fonplata, estão: a ligação entre os Jardins São Guilherme II e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a Avenida Ulysses Guimarães; mais a obra de travessia sobre o córrego, interligando a Rua Walter Lacava com a Rua Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); a drenagem e pavimentação das ruas Miguel Ascêncio, Rodolfo Garcia e travessas em Brigadeiro Tobias, mais a recuperação de infraestrutura nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central, com requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico.

“Todas já estão com o processo de licitação em andamento e a previsão é, no início de 2023, abrir chamamento para contratação de empresa para executar cada obra, com início previsto já para esse mesmo ano”, adianta a coordenadora do CADI. O contrato prevê, ainda, o alteamento da Avenida XV de Agosto e uma intersecção na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Córrego Piratininga – Jardim Guariglia), cujas iniciativas estão em fase de estudo para elaboração do projeto executivo.

O contrato com o Fonplata foi assinado no último dia 10 de outubro, sendo que a meta da Administração Municipal, com a execução dessas obras de mobilidade, é aumentar a fluidez do tráfego, ampliar a malha cicloviária, diminuir gastos com manutenção de vias e acabar, de uma vez por todas, com a ocorrência de inundações e alagamentos nesses pontos. Os projetos ainda incluem a instalação de rede de iluminação pública com lâmpadas em LED, paisagismos e completa sinalização viária.

 

“Sorocaba tem Pressa”

O programa “Sorocaba Tem Pressa” já está em andamento, viabilizado por meio de parceria com a Corporação Andino de Fomento (CAF). Três obras já foram entregues: o viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte; outro sobre a Avenida Ipanema (região da Av. Joaquim José de Lacerda) e a primeira fase da construção da marginal do Córrego Itanguá.

Via CAF, também estão previstas: obras na Avenida Pereira da Fonseca (em andamento), na Avenida 3 de Março (início de 2023), a requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT – Parque São Bento (começam nos próximos dias) e a implantação de via de ligação das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a Rua Romeu do Nascimento (em andamento). Estão em licitação a construção de viaduto de ligação das Avenidas Fernando Stecca e Independência; a requalificação de vias alimentadoras do BRT – Zona Oeste e a execução da Marginal Direita do Rio Sorocaba.

Também estão no programa da CAF a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um Parque Linear nesse mesmo bairro; uma Minicidade do Trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); uma ponte sobre o Rio Sorocaba, interligando a Av. Arthur Bernardes com a Av. XV de Agosto; um Parque Metropolitano e o novo Terminal Rodoviário (nova Rodoviária).

Outro contrato é com o New Development Bank (NDB), no valor de US$ 40 milhões, para execução de obras a serem realizadas e concluídas até 2024. Esse prevê intervenções, como: macrodrenagem no Jardim Nilton Torres; recuperação de infraestrutura (recapeamento) de 940 mil m² nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central; pavimentação asfáltica e construção de obra de arte (ponte), compondo o Complexo Viário de ligação entre os bairros Parque São Bento e Residencial Carandá, e minitúnel na intersecção das Avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí.