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Outra opção é pelo app Poupatempo Digital
Para facilitar a vida de quem possui veículo no estado de São Paulo, o Poupatempo oferece opções digitais para a consulta do IPVA. Além do aplicativo Poupatempo Digital e do Assistente Virtual, o P, no portal – www.poupatempo.sp.gov.br, o serviço também está disponível agora no WhatsApp. De maneira rápida e prática, os cidadãos poderão verificar o valor da taxa anual pelo número (11) 9 5220-2974. Os valores referentes a 2023 estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro.
Administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, o IPVA continua pelo segundo ano consecutivo com maior prazo de pagamento. Em 2023, será possível quitar o imposto anual em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou em fevereiro, sem desconto. Também será possível parcelar em três, quatro ou cinco vezes iguais e consecutivas, desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52:
Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 205,56 e R$ 274,07);
Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 274,08 e R$ 342,5);
Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 342,60).
Como realizar a consulta no aplicativo de mensagem
Basta adicionar o número (11) 9 5220-2974 no WhatsApp e iniciar a interação, selecionar o serviço desejado – no caso, IPVA –, digitar CPF e senha no LoginSP e, na sequência, informar a placa e Renavam do veículo.
Licenciamento
Outra opção bastante buscada pelos motoristas de São Paulo é o Licenciamento de veículos, por meio do app e também no portal – www.poupatempo.sp.gov.br.
O serviço é feito de maneira totalmente online com o número do Renavam, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).
Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e no aplicativo Poupatempo Digital.
Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), e dos aplicativos Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).
Serviços Digitais
As demandas pelos canais eletrônicos do Poupatempo representam hoje 85% do total. Em 2022, graças à ampliação dos postos e das plataformas digitais, o programa bateu seu recorde anual e encerra o ano contabilizando 100 milhões de atendimentos, o que representa três vezes a média de serviços registrada em anos anteriores.
Desse total, cerca de 15 milhões (15%) foram registrados em mesa e outros 85 milhões (85%) por meio dos canais eletrônicos, como o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, o assistente virtual ‘P’, que está no canto inferior direito do portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974, e totens de autoatendimento.
Atualmente, entre as 254 opções oferecidas nos canais digitais, entre as mais procuradas estão a carteira de vacinação digital contra a Covid-19, pesquisa de pontuação e de restrição de veículos, licenciamento, IPVA, solicitações relacionadas à CNH, consulta de situação eleitoral, Bolsa do Povo e atestado de antecedentes criminais. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
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