Manaus, AM, 13 (AFI) – Depois de conquistarem o principal objetivo, o acesso, Amazonas-AM e Brusque-SC agora se concentram em coroar a campanha com o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Eles fazem o primeiro jogo da final neste domingo, às 18h, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM).
A partida de volta está marcada para o domingo seguinte (22), às 17h, no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC). Quem vencer no placar agregado fica com o título, enquanto um empate leva a decisão aos pênaltis.
AMAZONAS
Este é um momento histórico para o Amazonas, tanto para o time quanto para o estado. Fundado em 2019, o clube conquistou dois acessos seguidos em suas primeiras participações nas Séries D e C e fará sua estreia na Série B em 2024. O estado do Amazonas volta a ter um representante na segunda divisão nacional após 17 anos. A última vez foi em 2005, com o São Raimundo.
O momento é de festa, mas o volante PH fez questão de ressaltar que a postura não muda até buscar o título: “A gente chega da mesma forma que a gente vem trabalhando antes do acesso. Aqui é um grupo muito sério, comprometido. Como eu falei, o tempo de comemoração foi bem curto, porque a gente está em busca dessa conquista. A gente não está somente satisfeito com o acesso, porque a disputa pelo título não foi nos dada, a gente conquistou e agora a gente vai em busca dele.”
O Amazonas passou por poucas movimentações nos bastidores, e por isso deve retomar um time semelhante ao que vem jogando regularmente. O problema fica por conta de Rafael Tavares, já que o meia recebeu o terceiro amarelo e será desfalque.
Com isso, Luizinho Vieira pode acrescer uma opção ao ataque, tendo principalmente DG e Lucas Silva no banco, enquanto Júlio Rusch também vira opção para retomar uma escalação similar à utilizada.
BRUSQUE
O Brusque, por outro lado, vai para sua quarta participação na Série B, divisão em que foi rebaixado na temporada passada. Na primeira fase, o time catarinense ficou em quarto lugar, com 31 pontos. Depois, na segunda fase, ficou em primeiro lugar do Grupo B, com 13 pontos, sendo o primeiro time a conquistar o acesso.
Apesar de ir para Manaus enfrentar uma situação extremamente adversa, o técnico Luizinho Lopes fresou em valorizar a qualidade do grupo jogando como visitante: “A nossa equipe tem uma forma de jogar, seja dentro ou fora. A gente procura jogar o mesmo futebol, mas obviamente se atentando para os detalhes com relação às estratégias praticadas, até porque cada adversário tem sua forma e maneira de jogar. A nossa equipe foi a que mais venceu fora de casa, o que mostra que não sente essa relação do mando de campo.”
Já treinando em Manaus e preparado para o embate, o Brusque conta com elenco completo e não apresenta mais desfalques. O lateral-esquerdo Alex Ruan e o volante Rodolfo retornam depois de cumprirem suspensão, enquanto o goleiro Matheus Nogueira e o zagueiro Wallace treinaram normalmente durante a semana e também devem ser escalados.
Confira também: