Rio de Janeiro, RJ, 22 (AFI) – Depois de seis paralisações por falta de energia elétrica, o jogo entre Botafogo e Athletico, válido pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e disputado neste sábado à noite no estádio Nilton Santos, foi interrompido aos cinco minutos do segundo tempo quando o placar apontava 1 a 1. Um acordo entre a CBF e os clubes determinou a continuidade no jogo no domingo.
Às 23h55, a CBF se manifestou oficialmente com Julio Avellar, o seu diretor de competições, confirmando a continuidade do jogo neste domingo (22), a partir das 15 horas, para a complementação do tempo restante – um total de 39 minutos regulamentares. Os portões estarão fechados por uma questão ‘extraordinária‘ de segurança pública, porque à tarde acontece no Maracanã o clássico entre Flamengo e Vasco.
Por conta desta medida, ficou cancelado o jogo entre Fortaleza e Botafogo que seria realizado na próxima terça-feira, 24, na Arena Castelão, na capital do Ceará. Acaba, inclusive, beneficiando o clube cearense que já tinha solicitado a transferência para outra data, tendo em vista que no próximo sábado (28) vai decidir o título da Copa Sul-Americana diante do LDU, do Equador. A final vai acontecer na cidade de Maldonado, no Uruguai.
Desconsiderando essa partida, o Botafogo lidera a classificação com 58 pontos, enquanto o Athletico soma 44 e busca uma vaga no G-4.
CUMPRIU REGULAMENTO
O trio de arbitragem, comandado pelo árbitro paulista Matheus Delgado Candançan, cumpriu o regulamento e esperou 30 minutos e depois mais 30. Neste período os jogadores permaneceram nos vestiários, enquanto os dirigentes tentavam um acordo.
Por questões logísticas foi descartado o cumprimento do regulamento, que previa a continuidade no domingo à tarde, inclusive, sem a presença da torcida. Acontece que o Botafogo já tem jogo marcado para terça-feira, pela 29.ª rodada, diante do Fortaleza, na Arena Castelão, na capital do Ceará.
Além disso, a continuidade do jogo no domingo ficou inviabilizada por questão de segurança, por conta da realização do ‘Clássico dos Milhões” entre Flamengo e Vasco, no Maracanã. A Polícia Militar disponibilizou 261 homens para a segurança deste jogo de sábado e um contingente de 450 policiais para o clássico.
A Light, empresa permissionária dos serviços de energia elétrica no Rio de Janeiro, foi acionada e depois da inspeção constatou que houve uma falha no sistema do próprio estádio, dentro do Engenhão. O comunicado oficial foi bastante claro: “Nossas equipes estiveram no Estádio Olímpico Nilton Santos, e no local, confirmaram defeito interno de responsabilidade do estádio. As duas linhas da Light estão íntegras e disponíveis”.
Os geradores do estádio não conseguiram segurar a carga de energia nos refletores e nas demais áreas. A especulação é de que o defeito no sistema poderia ter sido comprometido por alguma ação dos preparativos para um show marcado para o próximo sábado, dia 28 de outubro, do cantor pop Rogers Waters.
A inflamada torcida botafoguense mantinha a esperança de uma solução. Quando as luzes se apagaram de vez, os torcedores acenderam os seus celulares e seguiram com seus gritos de guerra, na esperança do reinício do confronto.
O JOGO
Apesar da bonita festa da torcida antes do jogo e na entrada dos times em campo, com drones e mosaicos, o jogo logo ficou comprometido pelas frequentes paralisações por questões de energia. O VAR – Árbitro de Vídeo – não funcionou desde a primeira queda de energia, aos cinco minutos. Os dois gols geraram dúvidas, mas não puderam ser revistos pelo VAR.
Aos 21 minutos, Tiquinho Soares marcou de cabeça, após escanteio cobrado por Marçal. Mas os jogadores do Athletico reclamaram muito de um empurrão do atacante nas costas do zagueiro Thiago Heleno. O empate do time paranaense aconteceu aos 40 minutos, num cruzamento rasteiro de Cuello e que foi completado na segunda trave por Pablo, que sozinho, seu ajeitou a bola com a chapa do pé. Mas sua posição também gerou dúvidas. Ele parecia impedido.
Após as duas paralisações, o árbitro voltou a campo às 23h40, comunicando os dois capitães – Marçal, do Botafogo, e Thiago Heleno, do Athletico – de que o engenheiro responsável pelo sistema de iluminação do estádio não garantia a iluminação em 100% de condições, portanto, confirmava o cancelamento do jogo. A CBF marcará uma nova data.
A torcida, nesta altura, já estava deixando o estádio. O público total foi de 36.908, com renda de R$ 1.292.630,00.
Bitpie是一款全球领先的多链数字钱包,专为支持多种区块链资产而设计,如比特币(BTC)、以太坊(ETH)、波场(TRX)、泰达币(USDT)等主流加密货币。通过使用比特派,用户不仅能够轻松便捷地管理和转移数字资产,还可以享受去中心化应用(DApp)等多种区块链服务。