NOTÍCIAS

Veja a trajetória do Goiás até o título e o artilheiro improvável

Goiânia, GO, 13, (AFI) – A temporada de 2023 está chegando ao fim, e nada melhor do que celebrar esta reta final relembrando como foi a Copa Verde de 2023, desde a trajetória do Goiás até o título, até a campanha heróica do Princesa-AM, e a artilharia improvável de Wanderson Martins.

PRIMEIRA RODADA DA COPA VERDE

Na primeira rodada eliminatória da Copa Verde de 2023, se enfrentaram Atlético-AC e São Francisco-AC, com vitória dos visitantes por 6 a 3, Ceilândia e Rio Branco, com vitória dos mandantes por 1 a 0, Luverdense e Interporto, com vitória dos mandantes por 2 a 1, Humaitá e Trem, com vitória dos mandantes por 2 a 0, Castanhal e Ariquemes, com vitória dos visitantes por 3 a 2, União Rondonópolis e Real Noroeste, com vitória dos mandantes por 1 a 0 e Rio Branco e Princesa, com vitória dos visitantes por 1 a 0.

Além destas, o Tocantinópolis recebeu o Operário-MS, a partida terminou empatada por 1 a 1, mas nos pênaltis os donos da casa se saíram melhor e avançaram para a próxima fase.

Veja todos os detalhes da Copa Verde de 2023 (Foto: Wildes Barbosa)

OITAVAS DE FINAL

Já nas oitavas de final da Copa Verde, onde entram os clubes pré-classificados, somente um dos vencedores da primeira rodada conseguiu avanças. No caso, o Princesa, que mesmo fora de casa bateu o Manaus, por 2 a 0.

Nas partidas restantes, Goiás, Paysandu e Ariquemes venceram, por 3 a 0, União Rondonópolis, Real Ariquemes e Ceilândia. O Brasiliense bateu o Tocantinópolis, por 4 a 2, o Remo bateu o Humaitá, por 4 a 1, o São Raimundo goleou o São Francisco-AC, por 6 a 0, e após empate por 0 a 0, o Vila Nova avançou nos pênaltis contra o Luverdense.

QUARTAS DE FINAL

No começo dos confrontos de ida e volta, a alegria do Princesa, que queria alçar vôos mais altos terminou. Isso porque, jogando em casa, o clube empatou por 0 a 0 com o Paysandu, e após mesmo placar no jogo da volta, foi eliminado nos pênaltis.

Em duelo acirrado, o Brasiliense empatou por 0 a 0 com o Goiás, jogando no Distrito Federal, e na volta, mesmo com um a mais durante cerca de 15 minutos no segundo tempo, perdeu por 1 a 0 e deu adeus para a Copa Verde.

O São Raimundo, por sua vez, até lutou, e venceu o Remo por 1 a 0 jogando em casa, mas longe de sua torcida foi atropelado por 3 a 0 e viu o clube paraense avançar de fase.

Na última partida das quartas de final, o Cuiabá bateu o Vila Nova, em Goiás, no jogo de ida, por 2 a 0, e apesar do empate por 1 a 1 jogando em casa, garantiu vaga na semifinal.

SEMIFINAL

No famosso clássico Re-Pa, um dos mais tradicionais do futebol brasileiro, o Remo venceu o jogo de ida por 1 a 0, chegou a abrir o placar no jogo da volta, mas viu o Paysandu conquistar uma virada histórica e heróica. Já nos pênaltis, foi o Papão quem se deu melhor e avançou para a final da Copa Verde.

A decisão do outro finalista também foi cheia de emoções, uma vez que, em partida de nível Série A, o Cuiabá venceu o Goiás no jogo de ida, por 1 a 0, mas na volta perdeu Isidro Pitta, que foi expulso aos 2 minutos da segunda etapa, e foi derrotado por 2 a 0, deixando escapar a classificação.

FINAL

Na grande final do torneio regional, o Goiás não teve maiores problemas para bater o Paysandu em nenhuma das duas partidas. Na ida, venceu por 2 a 0, com gols de Magno José e Philippe, e na volta, venceu por 2 a 1, com gols de Vinícius Santos (Pênalti) e Matheus Peixoto (Pênalti), sendo que o tento anotado pelo Papão, foi contra do lateral Bruno Melo.

Apesar de ser um clube tradicional do futebol brasileiro, o Goiás faturou apenas a sua primeira Copa Verde em 2023, sendo que sua melhor campanha até então foi a semifinal de 2019.

ARTILHEIRO E DESTAQUES

Curiosamente, quem ficou com a artilharia da Copa Verde foi o atacante Wanderson Martins, do São Francisco-AC, que precisou apenas de uma partida para marcar seus quatro gols. No caso, a vitória, ainda na primeira rodada, contra o Atlético-AC, por 6 a 3.

Outros destaques positivos foram Leonardo Rodrigues, do Real Ariquemes, Mário Sérgio, do Paysandu, e Muriqui, do Remo. Ambos marcaram 3 gols no torneio.

Confira também:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *