Por: Pedro Lino
Bebedouro, SP , 28 (AFI) – A Inter de Bebedouro, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, vem fazendo uma grande campanha, e está na semifinal da competição. O treinador Roberval Davino falou com exclusividade ao repórter Pedro Lino, do Portal Futebol Interior.
Araçatuba e Inter de Bebedouro tiveram melhores campanhas gerais. Por isso, além de fazerem o jogo decisivo em casa, ainda jogam pelo empate no placar agregado.
A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tem COBERTURA COMPLETA do Portal FUTEBOL INTERIOR, que apresenta comentários e fichas técnicas de todos os jogos.
FALA, DAVINO
Nas quatro linhas, Davino completou 70 anos em 2024. Ele já dirigiu vários clubes no cenário brasileiro, como Santa Cruz, Remo, América-RN, CRB-AL, Goiás, Botafogo-SP, Mirassol, Juventude, Ituano, Bragantino, Santo André, Guarani, Fortaleza, entre outros pelo interior de São Paulo. Seu último time foi o Paulista de Jundiaí, na Bezinha passada.
Primeiro, fui um jogador, um jogador mediano, assim, né? Comecei em Alagoas, CRB, CSA, depois fui comprado aqui pelo XV de Jaú na época que estava na Primeira Divisão, né? 15 de Jaú. Disputei quatro campeonatos da Primeira Divisão, ainda joguei para o Aracetuba. Depois, ainda fui para o Japão, joguei lá. Lá eu jogava, era treinador, era um bocado de coisa. Por três anos, né? Depois, na volta, aí comecei a trabalhar como treinador. Parti em 92, quando voltei do Japão.
COM A CABEÇA FOCADA NA SEMIFINAL
Roberval Davino também falou sobre a expectativa para o confronto de sábado (31), contra o Paulista de Jundiaí.
Em relação a esse mata-mata, né? Eu acredito que foi um jogo equilibrado, numa bola boba, aconteceu esse acidente, aconteceu esse pênalti. Tivemos a oportunidade de decidir, né? Com 10, 15 minutos, nós tivemos duas oportunidades claras de gol.
Tomamos o gol, o Paulista é uma equipe também muito bem organizada, e vamos decidir em casa. Existe a possibilidade, né? Resultado igual vai dar a gente. Então, agora, a preocupação é grande, né? Porque o Paulista é uma grande equipe.
Então, eu acredito que vai ser um jogo difícil, né? Um jogo que, com calma, com equilíbrio e a vantagem do Paulista, ela pode ser superada se nós tivermos todo esse equilíbrio, todo o apoio da torcida. Enfim, existe muita possibilidade de a gente conseguir o resultado, mesmo sabendo do quanto é importante, não só para a cidade, como para esse grupo de atletas, né? De 23 anos até 23 anos, e passar de fase, né? Conseguir o acesso, pois é uma equipe, é uma cidade muito legal, é uma cidade boa, que gosta do futebol, e vamos torcer para dar certo. Então, é mais ou menos essa a história.
APELIDO CIGANO DA BOLA
O treinador também falou sobre o seu apelido ser “Cigano da Bola”.
Chamo Roberval. O nome também é Roberval Davino, né? Depois passei a salvar algumas equipes, né? E me tirou do caminho, do rol dos títulos, né? Fiquei só salvando, e dentro dessa salvação, as duas vezes, praticamente, a gente não conseguiu. Mas sempre conseguimos nossos objetivos. Praticamente, já hoje, eu moro em Maceió, né? Morava em Jaú, moro em Maceió, e esses cinco, seis anos aí, eu já estava no meu canto, e estou atendendo, praticamente, amigos, né? Fui atender o Adil, lá no Tupi de Fora, o comercial Tim, né? Que era agora o Pinho, que me convidou para trabalhar aqui. Então, já tenho minha carreira, sou formado em Educação Física, formado em Administração Escolar, fiz esse curso aí da CBF, né? Então, de uma forma geral, essa é um pouquinho da minha história, né?
Aqui em São Paulo, fui campeão pelo Araçatuba em 94, da intermediária. Subi com o Guaratinguetá, trabalhei no Botafogo comercial. Só em São Paulo, acredito, trabalhei em umas dez, doze equipes, talvez até mais. Campeão brasileiro, campeão catarinense, campeão da Série C pelo Remo. Trabalhei no Paysandu, enfim. Rodei bastante, mais de 60 times, talvez por isso, né? Tenho o nome de cigano, já recebi alguns nomes.
DECISÃO
A Inter terá que vencer por qualquer placar para avançar e conquistar o acesso. O jogo decisivo será realizado no sábado (31), às 16h, no Sócrates Stamato, em Bebedouro.